Não é incomum que o conteúdo apareça em vários lugares em um site, em outros sites e nas redes sociais. Uma postagem de blog bem elaborad...
Não é incomum que o conteúdo apareça em vários lugares em um site, em outros sites e nas redes sociais. Uma postagem de blog bem elaborada, uma história de empresa ou uma descrição de produto às vezes é tão difícil de criar que, quando você cria uma, é tentador usá-la em qualquer lugar.
Aqui estão algumas boas notícias: conteúdo duplicado está OK. Isso não afetará negativamente o seu SEO .
Mas existe uma abordagem certa para a duplicação de conteúdo e que pode resultar em menos valor para os visitantes do seu site.
Neste artigo, explicaremos o impacto que o conteúdo duplicado pode ter em um site. Começaremos com uma definição prática de conteúdo duplicado, examinaremos alguns equívocos comuns sobre o tópico, nos aprofundaremos na duplicação de conteúdo interno e externo e encerraremos com alguns conselhos sobre como lidar com o conteúdo duplicado.
O que é conteúdo duplicado?
O conteúdo duplicado consiste em duas ou mais instâncias do mesmo conteúdo em vários locais na Internet.
Ele pode existir porque o proprietário do site o criou propositalmente, pode ser resultado de plágio ou pode surgir como um efeito colateral do gerenciamento incorreto do site.
Quando você reutiliza intencionalmente texto em vários lugares em seu site e nas mídias sociais, está criando conteúdo duplicado. No caso de plágio, o proprietário de um site geralmente descobre que um site concorrente publicou uma cópia exata de seu conteúdo.
Esses são exemplos de conteúdo duplicado externo , o que significa que as cópias do conteúdo aparecem fora do site onde a versão original ou canônica foi publicada.
A duplicação de conteúdo interno envolve cópias de conteúdo que aparecem em seu site. Em alguns casos, pode ser intencional - o proprietário de um site pode reutilizar uma proposta de valor cuidadosamente escrita, palavra por palavra, em vários lugares do site.
Em outros casos, a duplicação de conteúdo interno é algo que acontece como resultado do uso de texto clichê. Pegue uma loja online, por exemplo. Para semear uma centena de páginas de produtos com texto, um modelo ou um processo automatizado provavelmente colocará uma cópia padrão em cada página.
O problema surge quando esse conteúdo não é editado o suficiente em cada página, resultando em um grande número de páginas que - além de uma sinopse de produto exclusivo - contêm exatamente o mesmo texto.
Esse tipo de redundância pode se estender às tags de metadados e URLs de um site, o que pode confundir os mecanismos de pesquisa e fazer com que as páginas erradas sejam retornadas nos resultados da pesquisa.
Iremos um pouco mais adiante na duplicação de conteúdo interno, mas primeiro, vamos examinar alguns mal-entendidos comuns sobre a duplicação de conteúdo em geral.
Equívocos sobre conteúdo duplicado
Conteúdo duplicado sempre foi um tópico confuso para proprietários de sites. Em parte, isso ocorre porque o conteúdo duplicado pode assumir várias formas e apenas algumas delas são intencionais.
Nesta seção, tentaremos dissipar o mito comum de que o conteúdo duplicado tem um impacto direto e negativo no SEO. Também apontaremos alguns aspectos da duplicação de conteúdo que têm uma desvantagem muito real.
O Google penaliza sites com conteúdo duplicado?
Alguns proprietários de site temem que o conteúdo duplicado viole as diretrizes do Google e que, se o conteúdo for duplicado, o site será penalizado.
Na realidade, não há nada a temer.
Há muitas maneiras de usar o conteúdo duplicado com intenção positiva, como em listas de produtos de comércio eletrônico, publicações prontas para fóruns de discussão ou uma versão para impressão de uma página da web. A duplicação de conteúdo desse tipo e a duplicação devido a problemas estruturais e uso excessivo de texto clichê não são vistas como algo negativo em termos de SEO.
Em casos extremos, o Google responderá ao que entende como duplicação de conteúdo malicioso, que foi feito para manipular classificações e enganar os usuários. O mecanismo de busca diminuirá a classificação dos sites envolvidos.
Quando se trata de duplicação de conteúdo externo, o Google se preocupa com qual site publicou o conteúdo primeiro. O mecanismo de pesquisa rastreia a maioria dos sites diariamente, portanto, se uma versão de seu conteúdo aparecer em outro lugar depois de ter sido publicada originalmente, seu SEO permanecerá intacto. O Google classificará o site com a versão canônica mais alto nos resultados de pesquisa do que um site com uma cópia do conteúdo.
A duplicação de conteúdo interno também não acarreta nenhuma penalidade, mas pode prejudicar significativamente sua capacidade de controlar quais de suas páginas são vinculadas nos resultados de pesquisa, como discutiremos na próxima seção.
Qual é o impacto do conteúdo duplicado nas classificações de pesquisa?
Com a duplicação de conteúdo malicioso, como nos casos de plágio, não há penalidade de SEO real, mas em muitos casos, um site que publica seu conteúdo de forma antiética violará as diretrizes mais significativas do mecanismo de pesquisa que não estão relacionadas à duplicação de conteúdo.
Imagine um site afiliado pop-up da Amazon que descaradamente duplicou o conteúdo do seu site e de vários outros do seu nicho. O que empurra um site como esse para o fundo do ranking de busca é o fato de ter autoridade zero, não oferecendo nenhum valor para os usuários. Uma maneira de ver isso é: o conteúdo duplicado, embora ruim, nem mesmo faz parte da lista de razões pelas quais o Google penaliza sites de menor valor.
Estranhamente, é o conteúdo interno duplicado que pode ter o maior impacto em como seu site aparece nos resultados de pesquisa. Isso não afetará a classificação , mas pode fazer com que os mecanismos de pesquisa direcionem para a página errada para uma determinada pesquisa de palavra-chave.
Ao rastrear seu site, encontrar o mesmo texto em muitas páginas pode confundir o Google. Tags de metadados repetitivos e texto padronizado em cada página, além de uma estrutura de URL redundante que abrange muitas categorias, podem contribuir para que o Google escolha a página errada para retornar nos resultados de pesquisa.
No final das contas, enviar visitantes para a página errada do seu site é provavelmente a maior desvantagem de ter conteúdo duplicado mal gerenciado. Elaboraremos sobre isso na próxima seção.
Que dano pode causar o conteúdo duplicado?
O conteúdo duplicado externo, se criado intencionalmente, não pode causar nenhum dano, mas você deve identificar qual versão do seu conteúdo é a original, pois essa será a versão que será indexada.
A duplicação de conteúdo interno pode fazer com que o Google crie um link para a página errada em seu site.
O mecanismo de pesquisa usa algoritmos complexos para determinar quais páginas indexar e quais páginas serão retornadas para uma determinada palavra-chave. Se um site contiver muitas páginas com os mesmos metadados e texto padrão, ou se houver uma estrutura de site complexa e repetitiva, a análise que entra nessa determinação pode ser rejeitada.
Quando o Google encontra páginas com conteúdo duplicado, ele escolhe uma para indexar, mas pode não ser aquela que você deseja indexar.
Problemas de conteúdo duplicado interno e externo
Vamos nos aprofundar um pouco mais em alguns dos problemas que você pode encontrar com a duplicação de conteúdo.
Duplicação de conteúdo interno
Alguma duplicação de conteúdo pode estar ligada a fatores de gerenciamento de site, como a existência de várias versões de um site, a organização hierárquica do site necessária para apresentar uma grande quantidade de informações e a duplicação desnecessária de texto clichê.
Independentemente do motivo de sua existência, você deve tentar eliminar o conteúdo duplicado internamente sempre que puder.
Digamos que sua política de remessa ou declaração de garantia apareça na página de cada produto. Esses blocos de texto devem ser substituídos por links para páginas de detalhes apropriadas. Existem soluções simples como essa para a maioria dos problemas de duplicação de conteúdo interno. Veremos isso na última seção, quando entrarmos nas melhores práticas.
Existe outro tipo de duplicação de conteúdo interno que não tem nada a ver com os desafios de gerenciar várias páginas. É a duplicação que vem do redirecionamento de suas mensagens em muitos lugares em seu site.
Quando você chega com uma versão redigida com precisão de sua proposta de valor, há muitos lugares onde o texto deve ir, mas ele não deve ser colado em todo o seu site.
O conteúdo repetitivo não é agradável para o usuário. Não agrega valor. Mesmo que você não seja penalizado pelos mecanismos de pesquisa por tê-lo em seu site, isso prejudicará a experiência do usuário. Isso é motivo suficiente para evitar a reutilização de seu conteúdo de forma errada.
Duplicação de conteúdo externo
Quando várias versões do seu conteúdo aparecem na web, pode ser porque você queria assim ou porque alguém roubou seu conteúdo. No caso do primeiro, existem algumas diretrizes que você deve ter em mente. Se o último ocorrer, talvez você precise tomar medidas legais para corrigir o problema.
Vamos examinar mais de perto esses dois cenários.
Duplicação de conteúdo intencional
Seu site é como a nave-mãe do seu conteúdo, mas para criar consciência entre o seu público, esse conteúdo precisa ser divulgado no mundo. Postagens de blog de convidados, Medium, suas contas de mídia social - todos esses são canais de alta visibilidade para seu conteúdo e tirar proveito de cada canal é um marketing inteligente.
A oportunidade de disseminar sua proposta de valor para um amplo grupo de pessoas é altamente valiosa, merecendo sua mensagem mais afinada, mesmo que esse texto já exista em seu site.
Se você puder tornar cada forma de divulgação algo única, suas mensagens reutilizadas não parecerão redundantes e, após seguir um link para seu site, o usuário encontrará uma uniformidade reconfortante em sua comunicação.
Plágio e como responder
Descobrir que seu conteúdo foi roubado não é divertido. Você está feliz em fazer uma pesquisa de palavras-chave usando o console de pesquisa do Google e surge um link desconhecido para a sua última postagem no blog. Você clica e com certeza - é uma cópia palavra por palavra, sem atribuição.
Existem duas maneiras de reagir ao plágio: processar ou desistir.
A gravidade da infração deve ditar a sua escolha.
Se todo o seu site for clonado, por exemplo, você desejará entrar com uma ação judicial. Da mesma forma, se um concorrente próximo publicou versões mal editadas de seu conteúdo, você vai querer acabar com isso.
No entanto, se um site instantâneo agarrou uma parte do seu conteúdo, você pode simplesmente optar por ignorá-lo. Esse site terá uma classificação inferior ao seu, provavelmente por vários motivos, mas o principal é que o seu é a versão canônica do conteúdo.
Práticas recomendadas de conteúdo duplicado
O gerenciamento de problemas que surgem da duplicação de conteúdo interno pode ser realizado com soluções como não indexar certas páginas, usar redirecionamentos 301 e aplicar tags de URL canônicas.
Em muitos casos, entretanto, você pode perceber que remover o conteúdo duplicado é uma solução melhor. Por exemplo, ao usar um redirecionamento 301, a página se tornará invisível para os mecanismos de pesquisa. Nesse caso, você deve se perguntar se a página realmente tem um propósito útil.
A tag canônica é a melhor maneira de manter conteúdo duplicado valioso, mas não permite que interfira na precisão dos resultados da pesquisa. Quando você identifica a versão original do conteúdo, um mecanismo de busca sempre saberá qual indexar.
A melhor maneira de evitar que os mecanismos de pesquisa se confundam com o conteúdo duplicado é eliminá-lo escrevendo textos exclusivos para cada página da web. Você pode ser tentado a criar fiado versões de conteúdo onde apenas pequenas modificações são feitas, mas isso não vai cortá-la. O Google verá o conteúdo fiado como conteúdo duplicado.
As recomendações de melhores práticas para a duplicação de conteúdo externo são diretas - se você não está espalhando conteúdo duplicado intencionalmente pela Internet, deveria.
Usar várias plataformas de marketing é uma forma comprovada de aumentar a conscientização e não há razão para criar conteúdo personalizado para cada canal. No entanto, existem algumas armadilhas nesta abordagem.
Por exemplo, ter uma das postagens do seu blog publicada no estado em que se encontra em outro site provavelmente irá direcionar o tráfego para o seu site, mas também há uma chance de que a versão da postagem de convidado do conteúdo comece a ter uma classificação mais elevada do que a versão do seu site. Essa é uma consequência não intencional da duplicação de conteúdo externo, mas pode ser resolvida empregando a tag canônica para identificar a versão original.
Quando se trata de duplicar conteúdo nas redes sociais, fique louco! Você pode postar seu melhor conteúdo em todos os meios de comunicação sociais, alcançando mais pessoas em mais canais e não prejudicando o seu SEO.
Os mecanismos de busca indexam o conteúdo de mídia social de forma diferente do conteúdo da web, então, mesmo que houvesse uma desvantagem para o conteúdo duplicado benigno, uma cópia palavra por palavra do conteúdo no LinkedIn, Twitter e Facebook não seria vista como negativa para o seu local na rede Internet.
Gerenciar conteúdo duplicado para seus usuários, não para mecanismos de pesquisa
O conteúdo duplicado pode ser um problema confuso, mas, em poucas palavras, pode ser resumido assim:
O conteúdo duplicado interno deve ser minimizado; conteúdo duplicado externo é bom, desde que seja intencional.
Ah ... e nem vai prejudicar o seu SEO.
Fora do seu site, tirar proveito da duplicação de conteúdo legítimo é uma maneira prática de divulgar suas informações para um público mais amplo.
Manter o conteúdo duplicado interno ao mínimo não só ajudará os mecanismos de pesquisa a indexar o seu site da maneira que você deseja, mas também melhorará a experiência dos usuários.
Embora o Google penalize a duplicação flagrante de conteúdo voltada para enganar o sistema, nenhuma forma típica de duplicação de conteúdo entra em conflito com as diretrizes do mecanismo de busca.
O verdadeiro motivo pelo qual você deve evitar a duplicação desnecessária de conteúdo e tirar proveito da duplicação externa legítima é para o bem de seus usuários. Apresentar conteúdo exclusivo para mais pessoas é o objetivo final e manter a abordagem correta para duplicar o conteúdo pode ajudá-lo a alcançá-lo.
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