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Sexta-feira, 11 Abril

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7 dicas de SEO para gerenciar a classificação do seu site

  Imagina isto.  Você é uma empresa online e está configurando seu site.  Você está obtendo algum tráfego e algumas conversões, mas os númer...

 

7 dicas de SEO para gerenciar a classificação do seu site

Imagina isto. Você é uma empresa online e está configurando seu site. Você está obtendo algum tráfego e algumas conversões, mas os números não estão nem perto de seus objetivos. Se ninguém encontrar o seu site, como saberão o que você tem a oferecer?

Portanto, a otimização de mecanismos de pesquisa e a obtenção de tráfego orgânico têm sido uma preocupação importante para os proprietários de sites por mais de duas décadas. O tráfego orgânico é como oxigênio para os sites. A boa notícia é que, com uma estratégia forte de SEO, isso é totalmente possível.

A má notícia, entretanto, é que o SEO não é tão simples quanto parece. Nem é um acordo único; O SEO deve ser uma parte permanente do seu plano de marketing. Muitas vezes, as empresas ficam sobrecarregadas com todas as tarefas de SEO. Então, por onde você começa?

Reunimos algumas das melhores dicas, truques e táticas para ajudá-lo a começar. Também incluímos algumas ferramentas que você pode usar para ajudá-lo a realizar o trabalho.

Ao final do artigo, você saberá:

  • Como configurar para SEO
  • Como pesquisar palavras-chave
  • Princípios de SEO na página
  • SEO técnico
  • Etapas para ganhar links

O SEO pode parecer um pouco intimidante no início, mas uma vez que você entende os princípios básicos, é mais um processo passo a passo. Seja qual for o seu nível de habilidade ou posição atual do seu site, sempre há uma oportunidade de dar o próximo passo.

Como configurar para SEO?

O primeiro passo para ganhar tráfego de qualidade é configurar seu site para SEO. Você não precisa mudar seu site para isso (ainda não). O que você precisa é obter dados para avaliar onde você está e como seguir em frente. Para fazer isso, vamos usar algumas ferramentas (a maioria delas grátis).

Saber qual ferramenta de SEO usar quando pode ser um desafio, mesmo para profissionais experientes. No entanto, as ferramentas mencionadas abaixo são essenciais em qualquer campanha e úteis, seja este o seu primeiro site ou o 1000º .

1. Tenha uma noção do tráfego de entrada do Google Analytics.

O Google Analytics é poderoso, flexível e gratuito; e permite que você acompanhe quantas pessoas estão usando seu site e o que fazem quando chegam lá. Analytics o ajudará a entender sua posição atual para que você saiba até onde você tem que ir

Ele também rastreia suas vendas, o tipo de conteúdo com o qual seu público mais se engaja e uma percepção básica de seu negócio. Conhecer o Google Analytics exige um pouco de treinamento e conhecimento. Na verdade, a ferramenta em si merece seu próprio guia, mas sugerimos começar aqui .

2. Veja o que o Google faz do seu site usando o Search Console.

O Google oferece uma coleção de algumas das ferramentas mais úteis que informam exatamente com que frequência ele rastreia o seu site, o que faz dele e até dá sugestões sobre aspectos do site com os quais tem problemas. E dá a você todas essas informações gratuitamente.

O Google Search Console oferece conselhos sobre como impressioná-lo melhor. É um serviço gratuito que ajuda a monitorar e otimizar o desempenho do seu site nos resultados da pesquisa.

Começar é relativamente fácil. Tudo o que você precisa fazer é verificar se você é o administrador adicionando uma metatag ao código HTML da sua página inicial, enviando um arquivo a um servidor por meio do Gerenciador de tags do Google ou da configuração do Google Analytics.

Uma vez feito isso, espere alguns dias para reunir alguns dados. Use o Search Console para garantir que o Google entenda seu conteúdo, identifique as consultas que estão recebendo tráfego, saiba com que frequência os usuários estão clicando em seu site nos resultados da pesquisa, monitore quaisquer problemas de spam em seu site, identifique quem está criando links para você e muito mais mais. Usar essa ferramenta pode fazer uma grande diferença em seus esforços de SEO.

3. Use a ferramenta Bing Webmaster para obter mais dados

Embora o Google seja líder de mercado, outros mecanismos de busca ainda estão sendo usados, como o Bing, da Microsoft. Saber o que esses mecanismos de pesquisa pensam sobre seu site também pode ajudar a melhorar seus esforços de SEO. E, como o Google, eles têm as Ferramentas do Google para webmasters que fornecem informações gratuitas.

Comparado ao Search Console, o Bing Webmaster Tools oferece ideias diferentes sobre como melhorar seu site. O Bing também vem com o Analisador de SEO e Relatórios de SEO para você começar com recomendações acionáveis. Cadastre seu site e comece.

Como pesquisar palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave anda de mãos dadas com o SEO. O que faz sentido porque sempre que usamos um mecanismo de pesquisa, usamos palavras-chave. Muitas campanhas de SEO começam com palavras-chave - saber o que seu público está procurando é uma vantagem poderosa. Existem ferramentas que o ajudam a pesquisar as palavras exatas que as pessoas digitam no mecanismo de pesquisa. Falar a mesma língua do seu público é a maneira como você vai alcançá-lo.

Depois de ter uma lista de palavras-chave, você pode começar a usá-las para SEO na página, incluindo-as em seu conteúdo e encontrando sites mais relevantes em seu nicho.

1. Faça do seu site um lar para todos os tópicos.

Faça uma lista de todos os tópicos de que trata o seu site. Não tente inventar todas as variações de palavra-chave, no entanto, agrupe suas ideias em grupos de ideias mais amplos. Deixe que cada um desses segmentos cubra uma página ou conjunto de páginas intimamente relacionadas no site.

Se você é um blogueiro, então terá um balde para cada tema principal sobre o qual escrever, como atualizações de futebol, notícias de críquete, atualizações de basquete, etc. Se você for um site de negócios, pode ter um balde para cada produto ou serviço.

Depois de ter esses tópicos, comece a expandi-los em uma lista de palavras-chave. Pegue um tópico de cada vez e faça um brainstorming de todas as maneiras como alguém pode pesquisá-los. Para quais palavras-chave você gostaria que seu site fosse classificado? Coloque-se no lugar do usuário e descubra quais palavras eles usariam para encontrar seu conteúdo.

2. Verifique quais palavras-chave estão funcionando para o seu site

Antes de começar a encontrar novas palavras-chave, uma ideia inteligente seria encontrar as palavras-chave que você já classificou. Estas são as palavras que o motor de busca considera que você é uma fonte relevante. Isso pode trazer alguns tópicos surpreendentes relacionados aos quais seu site já conseguiu progredir.

Além disso, existem ferramentas de terceiros, como SEMrush e Serpstat, que permitem executar relatórios gratuitos e fornecer uma imagem das palavras-chave para as quais seu site está classificado. Embora você possa não estar alto o suficiente nos resultados da pesquisa para começar a atrair tráfego ainda, isso é um ponto de partida.

3. Use pesquisas relacionadas para expandir seus alvos de palavras-chave

O Google fornece informações suficientes se você souber onde procurar. Depois de fazer qualquer pesquisa, ele mostrará pesquisas relacionadas na parte inferior. Veja quais você pode usar para melhorar seu conteúdo.

Além disso, você pode obter muitas ideias usando a funcionalidade de sugestão do Google (a lista de ideias que o Google mostra quando você começa a digitar na barra de pesquisa). A razão pela qual esses termos aparecem é porque o Google está observando que eles são usados ​​com frequência.

Então, existem ferramentas como o Ubersuggest que permitem que você insira sua palavra-chave semente e veja as várias variantes dela com base em pesquisas reais.

Princípios de SEO na página

De todas as melhorias de SEO que você pode fazer, a otimização on-page é aquela sobre a qual você tem mais controle. Como proprietário de um site, você deseja melhorar o conteúdo da sua página para obter mais tráfego, sendo mais relevante para as consultas de pesquisa. A maneira de fazer isso é melhorar seu SEO na página.

O objetivo é criar páginas que ajudem os usuários a atingir o objetivo de obter uma resposta à sua pesquisa. Seja tão útil e relevante para eles e você verá resultados positivos.

Os sites vêm em todas as formas e tamanhos, mas não importa o quão simples ou descolados, esse conjunto de princípios on-page o ajudará a se classificar.

1. Escreva melhores tags de título.

A tag de título é o link azul nos resultados da pesquisa e é exibida como o título principal quando uma página é compartilhada nas redes sociais. Isso dá a você a oportunidade de otimizá-lo de duas maneiras.

Em primeiro lugar, você pode colocar suas principais palavras-chave no assunto, de preferência no início para informar aos mecanismos de busca do que se trata a página.

Em segundo lugar, você pode escrever títulos envolventes e interessantes que chamam a atenção. Destacar-se nos resultados da pesquisa dessa forma pode ajudá-lo a obter cliques extras.

No entanto, isso também dependerá do tipo de página em questão e do seu público. As tags de título em uma página de produto e em uma postagem de blog serão significativamente diferentes.

A maneira de começar aqui é percorrer todas as suas páginas e olhar os títulos. Você está utilizando suas palavras-chave e elas são interessantes? Cada página deve ter uma tag de título exclusiva e não deve ser muito longa - mantenha-a com menos de 65 caracteres .

2. Escreva melhores descrições meta.

Junto com as tags de título, as meta descrições também têm um grande impacto em seu SEO. Uma meta descrição é o pequeno parágrafo de texto que aparece abaixo do título de uma página nos resultados da pesquisa. É uma descrição concisa do que você encontrará na página.

Meta descrições particularmente não contam como um fator de ranking, mas eles fazem influência click-through taxas e que ajuda rankings de busca do seu site. É por isso que você precisa de tempo para revisar suas meta descrições e escrever as melhores possíveis. Considere-os como um anúncio de sua página, portanto, torne-os atraentes .

3. Preste atenção aos seus URLs.

Como regra geral, seus URLs devem ser curtos, simples, legíveis e ricos em palavras-chave para ajudar em seus esforços de SEO. Um dos principais URLs que você precisa decidir é o nome de domínio do seu site . Isso determinará o URL de suas outras páginas, o que o ajudará em seu SEO.

Uma das melhores práticas aqui é ir para extensões de domínio de marca . Por exemplo, se você é uma empresa de tecnologia, vá para .TECH (por exemplo, www.ladyin.tech) ou se você for uma empresa de comércio eletrônico, você pode ir para .STORE (por exemplo, www.emirates.store). Se você não tiver certeza de qual extensão de domínio rica em palavras-chave escolher, escolha algo mais tranquilo como .ONLINE, .SITE ou .WEBSITE (por exemplo, www.taste.online).

Essas extensões de domínio com marca não apenas tornam seus nomes de domínio ricos em palavras-chave, mas também comunicam sua experiência ao público antes mesmo de visitar seu site.

4. Aproveite ao máximo suas imagens.

Definitivamente, seu site terá muitas imagens atraentes. Mas você os está usando em todo o seu potencial?

Há muito que você pode fazer no que diz respeito às suas imagens. Além de se certificar de que são de boa qualidade, reduza o tamanho ao mínimo para que carreguem mais rápido. Use um nome de arquivo descritivo e texto alternativo para fornecer um texto descritivo para que os mecanismos de pesquisa saibam do que trata a imagem.

5. Trabalhe em seu conteúdo.

O marketing de conteúdo é enorme! Na verdade, é um dos maiores aspectos do seu site. Observe todo o conteúdo que você tem em sua página. Em seguida, pergunte se ele cobre o tópico em questão. Se abordar todas as palavras-chave relevantes e agregar valor ao público? É envolvente o suficiente?

Os mecanismos de pesquisa amam conteúdo de qualidade - para impressioná-los, certifique-se de que seu conteúdo seja de primeira qualidade. Resolva problemas, forneça informações e você verá melhores classificações de pesquisa.

SEO técnico

O SEO técnico envolve trabalhar os fatores não relacionados ao conteúdo do seu site. Esses são assuntos de bastidores que os usuários não veem, mas afetam a experiência geral do site.

Simplificando, o SEO técnico trata de como um site funciona e como os mecanismos de pesquisa rastreiam e indexam suas páginas. Esta é a base do seu site - sem uma base sólida, o que quer que você esteja construindo não vai funcionar.

1. Veja como o Google vê o seu site.

Qual a melhor maneira de saber como o Google rastreia seu conteúdo do que olhando através de seus olhos? Existem duas maneiras de fazer isso.

Em primeiro lugar, verifique a sua página através da BROWSEO . Esta ferramenta é semelhante a um navegador muito básico. Ele mostra todas as tags e conteúdo do site eliminando todos os elementos de design. Se você perceber que algum conteúdo está faltando, isso pode ser uma indicação de que os mecanismos de pesquisa não podem lê-lo e precisa ser investigado.

A segunda opção é obviamente o Search Console. ferramenta Fetch and Render permite que você insira seu URL e selecione se deseja dar uma olhada na versão para desktop ou móvel. Mostra como o Google interpreta a página.

2. Torne seu site compatível com dispositivos móveis.

Torne seu site compatível com dispositivos móveis.


Na era dos smartphones, seria bobagem não ter uma versão móvel do seu site . Garantir que seu site seja compatível com dispositivos móveis é extremamente importante para os mecanismos de pesquisa.

O Google recompensa sites que oferecem uma ótima experiência móvel. Testar seu site no celular e verificar se ele está funcionando da melhor forma ajudará você a ter sucesso no primeiro mundo de pesquisa para celular.

3. Certifique-se de que seu site seja rápido.

Sites de carregamento lento são frustrantes. E há evidências suficientes mostrando que os sites de carregamento lento têm um desempenho ruim .

Com a ajuda de ferramentas como o PageSpeed ​​Insights ou o teste de velocidade do Pingdom , audite seu site e compile uma lista de opções para ajudar a dar mais energia ao seu site.

4. Realize uma verificação mensal de SEO.

Você não precisa se inscrever para uma ferramenta de terceiros. O Search Console fará o trabalho por você aqui. Você pode usá-lo para verificar todos os problemas graves. A ferramenta envia a você um e-mail sobre quaisquer problemas com o seu site, mas ajuda se você for proativo.

5. Corrija links quebrados.

Na vida de um site, as páginas vêm e vão. Mas o que pode ser frustrante são os visitantes que descobrem que sua jornada pelo site está bloqueada por causa de uma página inativa. Apenas parece descuidado do seu lado.

Portanto, verifique regularmente se há páginas quebradas em seu site. Mais uma vez, o Search Console também pode ajudar você com isso. Ele mostrará os erros que o Google encontrou, ou você também pode usar um rastreador para localizar esses problemas sozinho. Depois de descoberto, edite todos os links internos que direcionam para a página.


Etapas para ganhar links

Depois de ter seu SEO técnico e on-page trabalhando para você, a próxima etapa é começar a receber atenção relevante. Essa atenção vem na forma de backlinks de alta qualidade direcionando para o seu site e é uma parte fundamental de quase todas as campanhas de SEO.

A razão pela qual esses links são tão importantes é que eles agem como uma citação, uma espécie de boca a boca, afirmando que o site de destino é útil. O mecanismo de pesquisa vê esse valor da boca como um sinal de autoridade.

O link building é mais ou menos uma boa promoção e relações públicas à moda antiga. Aqui estão alguns passos para tentar.

1. Trabalhe em uma estratégia de obtenção de links.

Em sua pesquisa e trabalho, você deve ter uma ideia dos vínculos que seus concorrentes possuem. Use isso como um recurso e comece a construir seu perfil. E como acontece com qualquer estratégia, você precisa ter objetivos, um plano de ação e garantir que tudo esteja alinhado com seus objetivos de marketing.

Além disso, faça pesquisas e descubra onde o seu público está mais frequentando, para que você possa criar conteúdo que seja atraente para eles de uma forma que eles gostem. Observe que construir links não é um milagre da noite para o dia e os resultados não são instantâneos.

2. Descubra quem está criando um link para seu site.

Se o seu site for novo, é provável que você ainda não tenha muitos links. No entanto, se você já está por aí há algum tempo, verifique como é o seu perfil de link.

No Search Console, há um relatório chamado ' Links para seu site', que pode mostrar links que direcionam para seu site. Dê uma olhada em cada um deles e se você está feliz com o que vê, comemore. Se não, comece a planejar sua mudança para consertá-lo.

Essas etapas podem dar o pontapé inicial de que você precisa e, se segui-las, logo começará a ver resultados de SEO positivos. No entanto, lembre-se de que existem muitos outros fatores que afetam as classificações do seu mecanismo de pesquisa.

Você tem tentado otimizar seu site para SEO? Você está vendo resultados?

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