O marketing de conteúdo é uma das maneiras mais econômicas de direcionar o tráfego para o seu site. Mas, vamos ser francos aqui. Não é t...
O marketing de conteúdo é uma das maneiras mais econômicas de direcionar o tráfego para o seu site. Mas, vamos ser francos aqui. Não é tão fácil como costumava ser nos anos 2000 - ou mesmo nos anos 2010, por falar nisso. Hoje, transmitir e ler seu conteúdo é cada vez mais difícil devido à explosão de conteúdo genérico de baixa qualidade e à nossa capacidade de atenção cada vez menor.
Mas isso significa que o marketing de conteúdo está morto?
Absolutamente não.
De acordo com a DemandMetrics , o marketing de conteúdo produz 3 vezes mais leads e custa 62% menos do que outras formas tradicionais de marketing.
A questão é: como você pode criar conteúdo envolvente e comercializá-lo para obter os melhores resultados?
Neste artigo, compartilharemos 6 dicas altamente acionáveis que você pode usar para fazer o marketing de conteúdo trabalhar para sua empresa e, como resultado, obter mais tráfego, vendas e clientes.
1. Descreva seu tópico geral e, em seguida, resolva um problema
Em primeiro lugar, você vai querer ter certeza de que todo o conteúdo que você cria (ou que seus escritores criam) é de alta qualidade.
Como você faz isso?
a) Foco em um tópico / cenário específico
O maior problema com a maioria do conteúdo hoje em dia é que ele é muito genérico e fornece apenas os conselhos óbvios (e já conhecidos).
Veja como você pode evitar a criação de conteúdo que não funciona:
Digamos que você tenha uma loja online onde vende equipamentos de ginástica. Dada a indústria, você desejará criar conteúdo que atraia pessoas preocupadas com a saúde, novatos que acabaram de iniciar sua jornada para perder peso em 2020 e entusiastas do fitness. Assim, você pode querer abordar tópicos como:
- Como construir mais músculos na academia.
- Os 5 melhores exercícios para construir um corpo melhor.
- Três maneiras de perder peso rapidamente.
Agora, todos esses tópicos são muito amplos para serem abordados em uma postagem de blog. Livros inteiros já foram escritos sobre eles.
O que você terá que fazer é criar um esboço para cada tópico geral e dividi-lo em ideias menores e mais específicas. Vamos pegar um tópico como “ Como construir mais músculos na academia” e criar um esboço para ele:
Depois de criar um esboço, pegue um ponto dele e transforme-o em uma postagem de blog.
Por exemplo, “Como se preparar para seu primeiro dia na academia” é uma ótima ideia para postar em um blog porque pode fornecer valor acionável e ideias que seu leitor pode aplicar imediatamente.
Use esta estratégia para criar conteúdo que não seja muito genérico e se concentre mais em um problema / cenário específico. Dessa forma, seu conteúdo será mais envolvente e mais provável de ser lido, compartilhado e implementado - que é o objetivo do marketing de conteúdo!
b) Crie conteúdo de formato longo que vá em profundidade
De acordo com a pesquisa do BuzzSumo e OkDork , o conteúdo de formato longo é compartilhado mais do que o conteúdo de formato curto. Mas, ao mesmo tempo, a criação de conteúdo longo de alta qualidade leva mais tempo e dinheiro, pois geralmente é mais longo - de 3.000 a 10.000 palavras.
E, uma vez que o conteúdo de formato longo é um investimento mais pesado, como garantir que as pessoas o leiam?
Bem, aqui estão algumas dicas:
- Preste atenção especial à estrutura: adicionar títulos e subtítulos ao seu conteúdo é sempre uma boa ideia. Mas no conteúdo de formato longo, isso é duplamente importante porque ajuda os leitores a navegar em seu longo artigo com facilidade e rolar rapidamente para as partes que os interessam. Lembre-se de que os títulos, assim como os subtítulos, mostram visualmente ao leitor o nível de importância dos parágrafos a seguir, pois destacam os conceitos-chave e suas ideias de apoio.
- Adicionar elementos de mídia: adicionar blocos e blocos de parágrafos é a melhor maneira de garantir que muito poucos (se ninguém) leiam seu artigo longo. Para torná-lo mais interessante, adicione gráficos, blocos de citações, tabelas, imagens ou vídeos incorporados - e, se você tiver orçamento, ilustrações extravagantes. Eles ajudam muito a tornar seus artigos mais legíveis.
- Concentre-se em torná-lo confiável: se as pessoas quiserem investir tempo na leitura de seus longos artigos, certifique-se de ter os dados para fazer o backup. Podem ser estudos ou pesquisas que apóiam suas afirmações, dados que dão peso às suas opiniões e estatísticas que reforçam a importância do seu tema e sua conclusão. Não se esqueça de fazer o link para a fonte de pesquisa.
- Entreviste especialistas : citar fontes de autoridade em seus artigos pode fazer maravilhas. Voltando ao exemplo da loja online de equipamentos de fitness acima, você poderia convidar um nutricionista e um instrutor de fitness para compartilhar suas recomendações sobre “O que comer / não comer para obter o máximo de músculos” em um blog em seu site. Você criará um link para eles e eles certamente compartilharão seu conteúdo nas redes sociais.
2. Use a pesquisa de palavras-chave para encontrar ótimos tópicos para escrever sobre
Você deve otimizar seus artigos para SEO (mas isso é assunto para outro dia) . E, como parte do SEO, você deve fazer uma pesquisa de palavras-chave, que é o que vamos focar nesta seção.
A pesquisa de palavras-chave é uma parte importante do marketing de conteúdo por duas razões principais. Isso ajuda você a:
- Encontre tópicos da moda sobre os quais as pessoas estão interessadas em aprender mais, fornecendo os insights de que você precisa para criar um conteúdo mais envolvente.
- Melhore a sua classificação nos motores de busca para que o seu artigo apareça quando as pessoas pesquisam usando a palavra-chave para a qual otimizou o seu artigo.
Claro, o segundo ponto deve ser visto com uma pitada de sal. A pesquisa de palavras-chave não é suficiente por si só. Você também deve verificar outras caixas de SEO , como backlinking , e até otimizar seu conteúdo para pesquisa por voz .
Com isso em mente, vamos ver como você pode fazer pesquisas de palavras-chave para encontrar ótimos tópicos:
a) Comece a pesquisa de palavras-chave com ferramentas de SEO
Existem muitas ferramentas disponíveis que mostram o volume de pesquisa de uma palavra-chave específica e outras palavras-chave relacionadas a ela. Por exemplo:
- Ferramenta de planejamento de palavras-chave do Google : essa ferramenta é de longe a mais confiável para pesquisa de palavras-chave. No entanto, para que funcione corretamente, você precisa ser um ad-spender ativo. Caso contrário, ele apenas mostrará uma grande variedade de números que não serão muito úteis.
- Ahrefs : Esta é outra ótima ferramenta de SEO para descobrir o quão popular é uma determinada palavra-chave e outras palavras-chave relacionadas a ela.
- Moz Keyword Explorer : Moz é um site muito conhecido, reconhecido por ótimas dicas e ferramentas de SEO . E uma ferramenta é o explorador de palavras-chave Moz, que mostra o desempenho de uma palavra-chave e de outras palavras-chave relacionadas.
Algumas outras ferramentas que você pode olhar em são SEMRush , Ubersuggest e Keywords.io .
b) Encontre tópicos de tendência em sites de fóruns
Outra maneira de encontrar palavras-chave em alta é usar sites de fórum para encontrar tópicos em alta. Sites como Reddit e Quora geralmente recebem muitas perguntas que são populares entre diferentes públicos-alvo. Ao navegar nesses sites (ou outros fóruns), você pode encontrar tópicos populares sobre os quais escrever, dependendo do seu setor. E se você está disposto a investir um pouco de dinheiro, recomendamos assinar o BuzzSumo . É um serviço que mostra artigos populares para uma determinada palavra-chave.
c) Use mecanismos de pesquisa para encontrar termos de tendência
Digite uma palavra-chave no Google, YouTube, Bing ou Amazon e você encontrará uma grande variedade de sugestões de palavras-chave. É uma ótima maneira de encontrar rapidamente tópicos de tendência relacionados a palavras-chave de cauda longa (palavras-chave que têm três ou mais palavras) em que você pode escrever.
Depois de encontrar uma palavra-chave específica, não a coloque em seu artigo. Em vez disso, borrife-o cuidadosamente em lugares onde faça sentido, como:
- O URL do artigo
- A meta tag e a meta descrição
- Qualquer título 'H1'
- Dentro do próprio artigo (onde fizer sentido)
- Em backlinks com links para esse artigo
Isso ajudará você a classificar seu artigo para a palavra-chave escolhida, dando-lhe mais exposição nos motores de busca e, consequentemente, mais tráfego.
3. Crie uma lista de e-mail para reter seu público e obter visitantes recorrentes
Na maioria das vezes, as pessoas esquecerão de visitar seu site novamente, não importa o quão bom seja o conteúdo nele. O marketing por email é uma das formas de reter as pessoas que visitam o seu site e adoram o seu conteúdo.
Começar com marketing por e-mail é bastante fácil.
Adicione um formulário de inscrição ao seu site pedindo aos visitantes que gostem de seu conteúdo que digitem seus nomes e endereços de e-mail. Em troca, eles receberão um boletim informativo com conteúdo relevante de alta qualidade. O benefício de fazer marketing por email combinado com marketing de conteúdo é simples.
O marketing de conteúdo atrai pessoas ao seu site. O marketing por email retém essas pessoas. Então, usando uma série de campanhas de gotejamento, você pode transformar seus assinantes de e-mail em clientes pagantes reais.
E funciona.
De acordo com um relatório da eTail , a maioria das pequenas empresas usa o email marketing como um canal para aquisição e retenção de clientes.
Para adicionar um formulário de assinatura de e-mail, você pode usar uma ferramenta gratuita como o Sumo ou um criador de formulários completo como o Optinmonster . Depois que o formulário estiver ativo em seu site, você precisará de uma ferramenta de marketing por e-mail para gerenciar seus assinantes e criar campanhas de envio por e-mail.
Para isso, existem três ótimas opções:
- ConvertKit (pago)
- Mailchimp (planos gratuitos e pagos)
- Campanha ativa (paga)
Você pode conectar qualquer uma dessas ferramentas de marketing por email ao formulário em seu site e começar a coletar assinantes de email. Não se esqueça do GDPR , se seu objetivo for visitantes da UE.
Uma vez feito isso, você pode enviar a eles um e-mail semanal / mensal com seu conteúdo mais recente. Isso levará a um fluxo constante de visitantes para qualquer novo conteúdo que você postar em seu site.
4. Transforme seus artigos em postagens de mídia social, podcasts de áudio e infográficos
Compartilhar um link para um artigo por conta própria não é muito poderoso - e não fará com que muitas pessoas cliquem nele - especialmente porque os usuários da Internet de hoje estão cada vez mais cautelosos com conteúdo clickbait e spam.
Felizmente, você não está limitado apenas a compartilhar o 'link' para o seu artigo.
Em vez disso, você pode redirecionar o conteúdo do seu artigo e compartilhá-lo de várias maneiras. Você pode, por exemplo, criar:
- Infográficos: as pessoas adoram ver imagens mais do que texto. Por isso, você deve criar um infográfico de seu artigo, destacando seus pontos mais importantes (como dicas e informações, estatísticas e dados, e conselhos). No seu infográfico, você pode adicionar um link para o artigo original a partir do qual o infográfico foi criado.
- Postagens em mídia social: semelhante aos infográficos, você pode criar de três a quatro postagens gráficas que mostram os pontos mais importantes em seu artigo - e compartilhá-los em canais de mídia social como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn. Isso aumenta suas chances de as pessoas curtirem, comentarem e visitarem o artigo que expande as ideias mencionadas nas imagens das redes sociais.
- Notas de áudio / Podcast: Você não precisa criar um podcast do zero. em vez disso, você pode falar verbalmente o conteúdo de seus melhores artigos e publicá-los como um podcast. Você simplesmente hospeda seus arquivos de áudio com um host de podcast e os envia para o iTunes, Stitcher e muito mais.
E isso não é tudo. Você também pode transformar suas postagens em slides para o SlideShare, pins para o Pinterest e o que você quiser. Ao fazer isso, em vez de compartilhar um link simples, é mais provável que você receba novos visitantes.
Se você não pode contratar um designer gráfico, pode simplesmente criar suas próprias ilustrações usando ferramentas fáceis de usar como o Canva . Eles têm muitos modelos disponíveis, mas tente sempre ter em mente a imagem da sua marca e a paleta de cores.
5. Organize suas postagens mais populares em um e-book e distribua-o
Outra ótima maneira de redirecionar as postagens do seu blog é transformá-las em um e-book. Como você reaproveita seu conteúdo depende de você, mas aqui estão algumas estratégias que sugerimos:
- Principais postagens do blog: Olhe para o painel do Google Analytics e observe quais das suas postagens têm o melhor envolvimento. Veja se você consegue encontrar um tópico abrangente e compilar as postagens do blog em um PDF. Aí está. Um e-book repleto de informações valiosas nas quais seus visitantes anteriores já demonstraram interesse - e uma ótima maneira de atrair outras visitas.
- Postagem longa no blog: se você criou uma postagem muito longa, pode transformá-la em um e-book, com cada subseção principal atuando como um capítulo próprio. Isso é útil para pessoas que não têm tempo para ler uma postagem tão longa de uma vez e querem salvá-la com segurança para leitura futura.
- Estudo de caso / guia de pesquisa: Se você escrever artigos baseados em dados ou estudos de caso, poderá compilar suas descobertas mais surpreendentes (e valiosas) em um e-book que as pessoas podem consultar.
Depois de criar um e-book, você pode compartilhá-lo nas redes sociais e adicioná-lo como um ímã de leads em seus formulários de assinatura de e-mail. As pessoas que desejam baixar o e-book podem simplesmente inserir seu e-mail para receber o arquivo em sua caixa de entrada. Além disso, você pode adicionar uma frase de chamariz ao seu e-book incentivando as pessoas a compartilhar o link dele nas redes sociais.
Dessa forma, seu conteúdo se espalhará muito mais do que uma única postagem no blog.
E ainda mais importante, um bom ebook também ajudará a posicioná-lo como um especialista do setor, aumentando a credibilidade da sua marca.
6. Promova artigos para sites e jornalistas
A postagem de visitantes é uma ótima estratégia de marketing de conteúdo para direcionar o tráfego para o conteúdo do seu próprio site.
Funciona assim:
- Provavelmente, se você fizer um pouco de pesquisa, encontrará um blog ou recurso do setor que obtenha mais tráfego do que você e tenha um público-alvo que deseja atrair para o seu site.
- Se o fizer, você pode enviar um e-mail para seu proprietário / editor e sugerir a eles um tópico ou ideia de artigo que seu público vai adorar. Se você puder, discuta várias pessoas que administram o site. Para encontrar suas informações de contato, você pode ir para a página Sobre nós ou Equipe - ou usar o LinkedIn ou uma ferramenta como Hunter.io para entrar em contato diretamente com os proprietários do site. Certifique-se de escolher um tópico relacionado ao conteúdo do seu site - e também ao público-alvo do site para o qual você está lançando. Se for aceito pelos editores do site, escreva o melhor artigo possível e envie-o para publicação.
Antes de enviar o artigo para aprovação, certifique-se de obter uma assinatura ou a capacidade de vincular seu site ao seu artigo. Dessa forma, as pessoas que acharem seu conteúdo interessante poderão visitar seu site para obter conteúdo semelhante.
Além disso, ao postar como convidado, você também melhora a autoridade de domínio do seu site, o que o ajuda a ter uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa.
Mas e se você não conseguir que seu guest post seja aprovado?
Bem, não se preocupe. Você pode postar o conteúdo em seu site e entrar em contato com influenciadores que têm um público semelhante ao seu (e podem estar interessados em um conteúdo como o seu) para compartilhá-lo em suas páginas de mídia social ou criar um link para ele. Graças ao grande número de seguidores, você obterá um fluxo saudável de tráfego para seu site.
Claro, implementar essa dica é muito difícil e a chance de sucesso não é a maior. Mas se você continuar e publicar um guest post, a recompensa (tráfego!) Valerá a pena.
Outra forma de fazer isso é assinar plataformas como o Help A Reporter e ficar de olho nas perguntas da mídia para as quais você possa fornecer respostas e conhecimentos. Depois de encontrar um, você pode lançar sua proposta para eles. Mais de 55.000 jornalistas e blogueiros estão lá, portanto, muitas oportunidades de exposição.
Dica bônus: experimente publicidade paga
Como você pode ver, o marketing de conteúdo é um jogo de longo prazo - que pode trazer resultados e leads se feito da maneira certa. Se você deseja avançar e chegar diretamente à frente de um público, você pode tentar anunciar seu conteúdo - e seu site como um todo - em canais de marketing populares, como Google Adwords e Anúncios no Facebook .
Obviamente, a publicidade paga mostra seu conteúdo às pessoas com mais rapidez, mas exigirá uma quantia significativa de dinheiro.
No final, recomendamos que você experimente a publicidade, mas junto com uma estratégia de marketing de conteúdo tradicional sustentada, pois, a longo prazo, ainda é uma das maneiras mais baratas e eficazes de obter tráfego para seu site.
Tem alguma dica que gostaria de compartilhar? Adoraríamos saber o que funcionou melhor para sua estratégia de marketing de conteúdo.
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