Criar uma loja online não é mais o desafio técnico que costumava ser - quase qualquer pessoa pode projetar e construir um site onde os cli...
Criar uma loja online não é mais o desafio técnico que costumava ser - quase qualquer pessoa pode projetar e construir um site onde os clientes podem comprar seus produtos. Se você já tem uma loja física, entrar on-line para expandir seu alcance de mercado é o próximo passo óbvio. Ter uma presença online abrirá mercados aos quais você não teria acesso de outra forma.
Em alguns casos, disponibilizar seus produtos online significa levar sua marca ao cenário internacional. Isso pode ser muito empolgante, pois tem o potencial de acelerar drasticamente o crescimento de sua empresa e de sua marca em escala global.
Para abrir uma loja que maximize suas chances de atrair clientes e fazer vendas, você terá que se familiarizar com alguns princípios básicos da página do produto.
Neste artigo, veremos maneiras de melhorar a forma como seu site exibe produtos, apresenta descrições de produtos e apresenta avaliações positivas de clientes. Há também uma breve discussão sobre teste de sites, mídia social e SEO.
Concentrar-se em coisas como essa o ajudará a atrair mais clientes e aumentar o tráfego para seu site. Mais tráfego geralmente significa mais vendas, portanto, implementar as dicas que abordaremos pode fazer muito para melhorar o seu negócio!
1. Crie URLs de produtos legíveis
Esta é uma solução simples, mas faz uma grande diferença para os usuários que navegam em seu site. Você não deve permitir que suas páginas de produto gerem URLs longos e ilegíveis como este:
www.reallylongurl.com/products/838374hfjdkdisjjdmdmdskjfuf76d.html
Em vez disso, tente ter URLs mais claros e concisos, como este:
http://www.shorturl.com/products/NiceAndNeat.html
URLS curtos e legíveis tornam muito mais fácil para os usuários compartilhar links para seus produtos e são mais eficazes do ponto de vista de SEO. Eles também facilitam a organização do seu site porque você pode ler claramente o que cada link aponta.
Quanto mais significativos forem os URLs da página do seu produto, mais fácil será para os usuários navegar no seu site. Se você tiver dois modelos de produto com números de modelo ligeiramente diferentes, seria conveniente para o usuário poder simplesmente editar o URL em seu navegador para acessar a página do produto desejado. Isso os pouparia do incômodo de voltar à página principal do produto para encontrar o item que procuram.
Existem muitos WordPress e Joomla! plug-ins que permitirão que você encurte seus URLs em apenas alguns passos fáceis, então certifique-se de fazer algumas pesquisas e encontrar um de que goste.
2. Incluir descrições precisas do produto
Um dos maiores erros que você pode cometer ao criar uma loja online é incluir descrições de produtos que não são muito descritivas. Um erro ainda pior é publicar descrições totalmente erradas.
Vale a pena examinar todos os seus produtos e escrever uma descrição original para cada um. Ter descrições exclusivas é uma ótima maneira de fazer seu site se destacar da multidão e também mostra que você se esforçou em sua loja online. Isso pode significar um pouco de trabalho extra, mas o resultado final será uma página de produto que parece ter sido criada profissionalmente.
Seja o mais preciso possível com os nomes dos seus produtos. Se você dirige um site que vende vários modelos ou muitos produtos diferentes na mesma categoria geral, precisa se certificar de que cada produto está devidamente rotulado, para que os clientes possam diferenciar um produto do outro.
Por fim, lembre-se de que os produtos podem mudar com o tempo. Certifique-se de que ainda está vendendo exatamente a mesma versão do produto que anuncia em seu site. Isso ajudará a eliminar a chance de um cliente comprar um produto que não corresponda à descrição que ele leu. Os clientes realmente não gostam quando isso acontece, portanto, mantenha as descrições de seus produtos atualizadas.
3. Exibir o preço
Parece algo difícil de errar, mas acontece. Mostrar quanto custam seus produtos, com informações de preços atualizadas, é essencial se você não quiser espantar clientes em potencial.
A maioria dos usuários visitará seu site várias vezes antes de finalizar uma compra e, se seu preço estiver incorreto ou ausente, esses clientes em potencial não poderão avaliar como seus preços se comparam aos da concorrência.
É natural esperar que seus clientes façam algumas comparações com foco no preço. Se houver outros varejistas online competindo diretamente com você, suas informações de preços precisam ser fáceis de encontrar e 100% precisas o tempo todo.
Além disso, o preço que você exibe deve ser o preço que o cliente vê quando finalmente chega à página de finalização da compra. Nada mata um site baseado em produto mais rápido do que estruturas de preços mal implementadas, portanto, certifique-se de que todos esses dados sejam inseridos corretamente e que seus clientes estejam obtendo informações de preços corretas quando concluírem suas compras.
Seu preço também deve estar correto para os resultados financeiros de sua empresa. O preço acidental de seus produtos abaixo do preço de venda recomendado significa que você perderá dinheiro!
Se o preço for muito baixo e fizer uma venda, você pode cancelar o pedido e informar o cliente sobre o erro. Nesse ponto, suas chances de satisfazer esse cliente são praticamente zero.
O preço ruim causou problemas para algumas das maiores lojas online - aquelas que vendem milhões de produtos diferentes todos os dias - então não se sinta mal se isso acontecer com você. Apenas seja extremamente cuidadoso ao adicionar produtos à sua loja e certifique-se de ter um procedimento para adicionar novo estoque que permite que você confirme o preço antes de colocar o produto em seu site.
Se você tiver cupons promocionais ou ofertas especiais, verifique se eles estão sendo processados corretamente antes de iniciar o período promocional. Se você tiver clientes que se inscrevem para descontos que não são ativados na finalização da compra, pode ter certeza de que esses clientes não finalizarão a venda e você poderá até perdê-los para sempre.
4. Tire fotos melhores
Um dos maiores erros que os proprietários de novos sites de comércio eletrônico cometem é comprar uma câmera de alta tecnologia muito cara para que possam tirar fotos incríveis do produto. Essa é uma ótima estratégia se você pretende criar material publicitário impresso ou displays externos, mas, francamente, é uma perda de dinheiro se o único lugar em que as fotos do seu produto aparecerem for no seu site.
Uma daquelas câmeras DSLR extravagantes tira fotos enormes que requerem uma grande quantidade de espaço de armazenamento em seu site. Os formatos que você obtém ao usar uma câmera digital de nível profissional geralmente são muito grandes para carregar em seu site, e se você usar as fotos em tamanho real, a maioria dos usuários não apreciará o tempo extra que leva para carregar as páginas . Por melhor que sejam as páginas de seus produtos, fotos grandes e de resolução total não são adequadas para sua loja online.
O compromisso que muitos fotógrafos criativos de produtos online escolheram é usar a câmera que está embutida em seus smartphones. Os detalhes que as câmeras de telefone podem produzir, junto com tamanhos de arquivo menores, as tornam a escolha ideal para tirar fotos de produtos.
Você ainda precisará dimensionar as fotos para que tenham o tamanho certo para a página do seu produto, mas existem outros motivos para processá-las com software de edição de fotos de qualquer maneira. Dá a você a chance de aumentar a nitidez das imagens e aplicar filtros e efeitos de iluminação. É assim que você pode fazer com que todas as suas fotos de produtos pareçam profissionais e uniformes.
5. Incentive as avaliações do usuário
Uma das melhores maneiras de impulsionar seu negócio é ter clientes satisfeitos, então não tenha medo de deixar seus clientes expressarem o quanto eles amam seus produtos. Compartilhar feedback genuíno do usuário gera confiança e dá aos compradores em potencial uma noção do que esperar em termos de qualidade do produto e atendimento ao cliente.
Permitir que os usuários deixem comentários também ajuda a coletar feedback negativo em tempo hábil, para que os problemas possam ser resolvidos rapidamente. Se você mesmo fabrica os produtos, isso deve fazer parte do seu processo de garantia de qualidade.
Os usuários podem não permitir que você saiba sobre os problemas por meio de outros canais, portanto, permitir que eles deixem comentários e avaliações em seu site pode ser a melhor maneira de aprender sobre os problemas do produto.
Publicar seus comentários positivos e ser capaz de responder rapidamente a qualquer entrada negativa é uma estratégia ganha-ganha. Comentários e feedback dos clientes podem ajudá-lo a construir uma loja online melhor e uma marca melhor em geral.
6. Obtenha detalhes, adicione detalhes
Se você puder adicionar especificações detalhadas ou incluir várias imagens de seus produtos de ângulos que os usuários considerariam úteis, você definitivamente deve fazer essas coisas como uma forma de atrair pessoas para o seu site. Pense no que você gostaria de saber sobre cada produto se estivesse comprando apenas com base nas informações e imagens do seu site e comece a partir daí.
Se você for revendedor de uma grande marca, poderá criar um link para vídeos e especificações de produtos publicadas pelo fabricante. O contexto do produto é muito importante para algumas pessoas, portanto, assistir a um vídeo de demonstração do produto em uso ou ter acesso a um diagrama detalhado pode fazer uma grande diferença.
Outra ótima maneira de adicionar detalhes à página do produto é incluir informações sobre o peso e as dimensões do produto. Suas vendas podem aumentar se você disponibilizar essas informações, pois podem ajudar os usuários a ter certeza de que estão comprando o produto certo e esclarece os requisitos de envio. Quanto mais informações e detalhes você fornecer aos seus clientes, melhor.
7. Considere a compatibilidade de sites
Ouvimos muito sobre isso hoje em dia, mas vale a pena repetir: almejar dispositivos móveis deve ser um fator importante para o seu design da web. O fato é que, para muitas pessoas, smartphones e tablets são o método preferido de conexão à internet. Isso significa que, se você pretende construir um site de compras online, ele deve ser compatível com dispositivos móveis em todos os aspectos.
Seu processo de login, navegação no produto e checkout devem funcionar perfeitamente em todas as plataformas. Eles devem ser exibidos e funcionar corretamente em todos os navegadores populares, independentemente do sistema operacional móvel do usuário, seja o iOS da Apple ou o Android do Google.
Não estamos sugerindo que você se concentre exclusivamente em usuários de celular. Você deve projetar seu site para funcionar em desktops e laptops também. Isso significa garantir que sua loja online seja compatível com todos os navegadores populares que funcionam nessas plataformas.
Se você deseja atingir o maior público possível, precisa garantir que, independentemente de como eles acessam seu site, os usuários verão uma loja online que tenha uma boa aparência e funcione corretamente.
8. Aproveite ao máximo sua presença nas mídias sociais
A mídia social é uma ótima ferramenta de publicidade. A melhor parte é que ele pode ser aproveitado como uma plataforma de marketing que não custará um centavo. Não tenha medo de encorajar seus usuários a entrar em contato através dos canais de mídia social. Se você tornar sua presença na mídia social envolvente, seus clientes a usarão prontamente como uma forma de entrar em contato com você.
Use a mídia social para anunciar suas promoções e destacar produtos para os quais deseja chamar a atenção. Todas essas comunicações podem ser feitas de forma criativa e de uma forma que torne mais fácil para seus clientes concluírem sua chamada à ação.
Se os clientes se conectarem com você nas redes sociais para fazer uma pergunta ou comentar sobre seus produtos, você será capaz de responder rapidamente, e isso pode ajudar a estabelecer um relacionamento com eles que durará muito além de uma única compra.
9. Não se esqueça do SEO
A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é essencial para a visibilidade e classificação de sua página da web nos resultados de pesquisa. Isso ajuda a otimizar suas listas de produtos e melhorar a forma como os usuários podem pesquisar seus produtos.
Lembre-se de usar palavras-chave corretamente, especialmente nas descrições dos produtos. Há muitas diretrizes de SEO para se manter em mente, mas lembre-se do básico, como densidade de palavras-chave, uso de cabeçalho e criação de uma estrutura eficaz para seu conteúdo.
Se você não está implementando atualmente essas práticas recomendadas básicas de SEO, está perdendo muito tráfego.
Para muitas pessoas, o primeiro passo para fazer compras online é pesquisar na web usando o Google. O problema é que ninguém tem tempo ou paciência para olhar além da primeira página de resultados. Caramba, algumas pessoas nem vão rolar a página para baixo!
Se sua loja não aparecer com destaque nos resultados de pesquisa dos usuários, eles nem saberão que existe, muito menos poderão comprar algo com ela. Você precisa otimizar seu site para que tenha uma boa classificação nos resultados de pesquisa. Ficar de olho no seu SEO é a maneira de fazer isso.
10. Facilite a compra de coisas
De todas as funções que seu site deve atender, uma das mais importantes é a etapa de checkout. Se seus clientes chegaram a esse ponto no processo de compra, é essencial que nada os assuste no último minuto.
Certifique-se de que todos os seus diferentes gateways de pagamento funcionam perfeitamente e que todas as promoções e descontos estão funcionando corretamente.
O recurso de carrinho de compras comum é muito útil para os clientes, portanto, certifique-se de que sua loja online tenha todos os plug-ins necessários para que o carrinho de compras de seu site funcione corretamente. As páginas do seu produto devem ajudar os clientes a chegar à página de finalização da compra com rapidez e facilidade. Isso significa que o ícone de checkout deve estar visível de qualquer lugar em seu site.
Aumente as vendas melhorando suas páginas de produtos
Como vimos, há muito mais nas páginas de produtos do que aparenta. Exibir imagens de alta qualidade que carregam rapidamente é importante, mas você também deve prestar muita atenção aos detalhes do produto que está incluindo.
Muitas pequenas questões podem ter efeitos dramáticos em suas conversões, portanto, certifique-se de verificar suas análises, mapas de calor e qualquer outra coisa que possa dizer como os usuários interagem com seu site. Além disso, preste atenção ao que líderes de mercado como a Amazon estão fazendo em seus sites.
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