Se você está lutando para gerar leads ou para impulsionar as vendas para o seu negócio, você deve considerar fazer publicidade paga por cl...
Se você está lutando para gerar leads ou para impulsionar as vendas para o seu negócio, você deve considerar fazer publicidade paga por clique (PPC) ou pesquisa paga.
Uma pesquisa da PPCHero afirma que 79% das marcas afirmam que o PPC é um grande impulsionador de seus negócios.
Não é de admirar que a mesma pesquisa sugira que 96% dos profissionais de marketing gastam seu dinheiro em publicidade de busca paga.
A empresa americana média ganha US $ 2 para cada US $ 1 que gasta no Google AdWords , então não é surpresa que a publicidade de busca paga, especialmente no AdWords, seja uma parte tão importante da estratégia de marketing para muitas empresas lá fora.
Neste guia detalhado, discutiremos por que a publicidade de pesquisa paga funciona tão bem e como você pode tirar proveito disso criando anúncios de pesquisa altamente eficazes. Além disso, falaremos sobre as métricas que você precisa medir e outras práticas recomendadas.
Metas de publicidade de pesquisa paga
Com qualquer tipo de publicidade, geralmente existem dois objetivos principais:
- Para gerar leads
- Para impulsionar as vendas
Para que qualquer tipo de publicidade funcione, ela deve convencer com sucesso o seu público-alvo a agir. A única maneira de isso acontecer é se esse público tiver a intenção de comprar o que você está anunciando.
Isso é principalmente o que a pesquisa paga ajuda você a realizar.
Ele conecta seus anúncios àqueles pesquisadores que têm a intenção de comprar o que você está vendendo.
Por exemplo, se você possui uma loja de comércio eletrônico especializada em equipamentos de futebol, um mecanismo de pesquisa como o Google mostrará seus anúncios apenas para pessoas que procuram equipamentos de futebol. Como eles já pretendem comprar os produtos que você está vendendo, há uma grande chance de você conseguir a venda.
Esta é a razão pela qual os anúncios de pesquisa paga são tão eficazes.
Foi comprovado em um estudo que os visitantes que clicam em anúncios de pesquisa paga têm 50% mais probabilidade de comprar em comparação com os visitantes que chegam ao seu site de forma orgânica.
Mas nada disso acontece magicamente.
O Google não decide por si quem deve ver seu anúncio. Você tem que contar. É seu trabalho:
- Descubra quais palavras-chave as pessoas estão usando quando procuram os produtos e serviços que você vende.
- Escreva um texto de anúncio atraente que levará as pessoas a clicar no seu anúncio.
- Descubra quanto você deseja gastar para ficar na primeira posição no Google
… e mais.
Depois de criar um ótimo anúncio e otimizá-lo com as palavras-chave e segmentação corretas, só então o Google será capaz de fazer sua mágica e mostrar seus anúncios para as pessoas certas.
Quais métricas você deve medir?
No Google AdWords, você paga uma pequena quantia ao Google sempre que alguém clica em seu anúncio. Isso significa que você paga por clique em seus anúncios.
A maioria das pessoas pensa que o CPC (custo por clique) é a métrica mais importante para medir em sua campanha de marketing do Google AdWords. Porque, bem ... quanto mais barato cada clique, mais cliques você pode obter com seu orçamento. Quanto mais pessoas clicam em seus anúncios, mais vendas você pode fazer.
Embora isso seja verdade e o CPC seja, de fato, importante, não é toda a história. Há outra métrica que é altamente relevante - e provavelmente mais importante - o índice de qualidade.
O índice de qualidade determina seu CPC final. Quanto maior o índice de qualidade dos seus anúncios de pesquisa paga, menor será o seu CPC. É por isso que essa é a métrica à qual você deve prestar mais atenção.
Seu índice de qualidade é calculado usando estes fatores:
- CTR (Taxa de cliques): sua taxa de cliques é determinada pela porcentagem de pessoas que clicam em seu anúncio em relação ao número total de pessoas que visualizaram seu anúncio. Por exemplo, se 1000 pessoas visualizam seu anúncio, mas apenas 50 clicam nele, isso significa que sua CTR é de 5%. E quanto maior for a sua CTR, mais envolvente será o seu anúncio - e mais contribuirá para o seu índice de qualidade.
- Relevância do anúncio: seus anúncios devem incluir palavras-chave relevantes dentro deles que se relacionam com as palavras que seu público usa para pesquisar seus produtos. Isso garantirá que seus anúncios sejam exibidos para o público-alvo mais relevante, aumentando assim sua CTR.
- Experiência na página de destino: seus anúncios levarão os visitantes a uma página da web específica. É seu trabalho otimizar sua página da web e garantir que ela cumpra as promessas e reivindicações feitas em seu anúncio. Certificar-se de que seu anúncio corresponde à sua página de destino diminuirá sua 'taxa de rejeição' - o que também contribuirá com seu índice de qualidade.
É importante observar que, embora esses sejam definitivamente os principais fatores que influenciam seu índice de qualidade, eles não são os únicos. Somente o Google sabe quais outros fatores seus algoritmos levam em consideração ao decidir o índice de qualidade.
Por que escolher as palavras-chave certas é a chave para uma campanha publicitária de sucesso
Antes de gastar dinheiro em publicidade, você primeiro deve avaliar se há alguma demanda. Este é o negócio 101. No Google AdWords, você faz isso verificando se as palavras-chave relacionadas aos seus produtos ou serviços obtêm mais pesquisas.
Vamos pegar o exemplo da loja de equipamentos de futebol novamente.
Suponha que você queira anunciar um par de calçados esportivos para jogadores de futebol. Nesse caso, você deseja que seu anúncio segmente os usuários que são jogadores de futebol e procuram calçados no Google.
Para fazer isso, você deseja otimizar os anúncios para as palavras-chave que seu público está usando para pesquisar seu produto, que, neste caso, são calçados esportivos para jogadores de futebol.
Veja como você pode encontrar as palavras-chave relevantes:
- Você mesmo pode debater algumas palavras-chave, colocá-las no planejador de palavras-chave gratuito do Google e ver quantas pesquisas aquela palavra-chave específica está obtendo. Isso, e sua taxa de CPC, ajudarão você a decidir melhor qual palavra-chave está sendo mais pesquisada e obterá mais visualizações para seu anúncio.
- A segunda coisa que você pode fazer é se inspirar em seus principais concorrentes. Tudo o que você precisa fazer é inserir o site deles em uma boa ferramenta de SEO e analisá-la para descobrir em quais palavras-chave ele está classificado. Você também pode ver quais palavras-chave eles estão usando para classificar seus anúncios. Isso lhe dará ideias suficientes de palavras-chave para seus anúncios.
- Outra maneira de encontrar ótimas palavras-chave é segmentar versões de "cauda longa" delas. Por exemplo, 'chuteiras' tem um grande volume de pesquisas, o que a torna uma palavra-chave altamente competitiva.
Em vez disso, você pode ir para a seção 'pesquisas relacionadas a' na parte inferior dos resultados de pesquisa do Google e encontrar outras palavras-chave relevantes que são versões de cauda longa suas. Por exemplo, 'chuteiras infantis' e 'chuteiras adidas' são versões de cauda longa da mesma palavra-chave. É provável que sejam mais relevantes e eficazes para o seu anúncio.
Para realmente encontrar a palavra-chave certa para seus anúncios, você terá que fazer um teste A / B do mesmo anúncio para diferentes palavras-chave e ver qual delas obtém mais cliques.
Os componentes de um anúncio de texto de pesquisa paga em que você deve se concentrar
Digite qualquer coisa no Google e você notará que quase todos os anúncios que aparecem no topo da página de resultados de pesquisa são anúncios de texto. Não há imagens, gráficos e vídeos envolvidos.
Isso pode levar você a se perguntar: quão eficazes são esses anúncios?
Bem, a resposta é muito . De acordo com a Wordstream , os três principais anúncios pagos obtêm 41% de todos os cliques para palavras-chave com intenção comercial, ou seja, compra. E se as pessoas procuram uma lista de produtos específica, os anúncios que aparecem neste caso recebem 65% de todos os cliques.
Isso ocorre porque, para essas palavras-chave, os anúncios ocupam a maior parte do espaço, de modo que os resultados da pesquisa orgânica são colocados abaixo da dobra (não visíveis até que você role).
Agora que você entende a eficácia desses anúncios de texto, vamos examinar mais de perto os componentes de cada anúncio nos quais você deve se concentrar.
1. Título: o título é em negrito e recebe mais atenção no anúncio em geral. Você precisa ter certeza de que é atraente o suficiente para parar o leitor em seu caminho.
Você pode fazer isso transmitindo rapidamente os benefícios do seu produto, explicando o 'resultado final' do seu produto / serviço, fazendo aos leitores uma pergunta à qual eles respondam 'sim' ou outras táticas de redação.
2. Linhas de descrição 1 e 2: As linhas de descrição 1 e 2 existem para que você possa reiterar os benefícios de seu produto, mostrar qualquer oferta ou promoção, explicar seu ponto de venda exclusivo (USP) e muito mais. Sempre seja curto e amável.
3. URL de visualização: não desperdice esse espaço inserindo um URL aleatório e numerado. Em vez disso, crie um URL personalizado que especifique o benefício do seu produto em seu endereço. Além disso, é bom ter um URL simples. Isso ajuda as pessoas a se lembrar disso caso desejem revisitar seu site no futuro.
Não perca um espaço precioso falando sobre o nome da sua empresa. A menos que seja conhecido em sua área, ninguém se preocupa com isso. Em vez disso, concentre-se em declarar os principais benefícios de seu produto, o que tornará seu anúncio muito mais atraente e persuasivo.
Mas não é aí que você deve parar.
Além de se concentrar na cópia de seus anúncios de pesquisa paga, aqui estão outras coisas que você deve fazer para melhorar a eficácia:
- Preço do lance: você deve saber que um lance mais alto colocará seus anúncios em uma posição melhor nos resultados de pesquisa do Google. Mas quando você faz um lance mais baixo e leva seu anúncio para uma posição inferior, isso pode não ter um efeito tão negativo em suas taxas de conversão e pode, na verdade, economizar algum dinheiro também.
- Dados demográficos: se o seu anúncio for direcionado para pessoas em uma grande área, como todo o seu país ou vários países, você deve mudar isso, direcionando seus anúncios para pessoas em regiões específicas. Isso pode muito bem aumentar sua taxa de conversão.
- Tempo: os horários em que seus anúncios são exibidos são muito importantes. Talvez a maioria do seu público-alvo procure seus produtos à noite. Então, não faz sentido exibir seus anúncios de manhã cedo, quando você pode ou não receber cliques.
A importância do teste A / B em seus anúncios
Não importa o quanto você seja um especialista, não será capaz de criar o anúncio perfeito a menos que faça um teste A / B em seus diferentes aspectos.
No final da seção anterior, discutimos como você pode alterar suas configurações de anúncio, como dados demográficos, preço de lance e horário. O teste A / B permite que você dê um passo adiante.
Usando essa técnica, você pode testar várias versões de um único anúncio criando várias cópias do mesmo anúncio, cada uma com uma única variação. Resumindo, é recomendável que você crie e teste pelo menos três variantes de um anúncio ao mesmo tempo.
Entre os três, aquele que obtém as conversões mais altas pode ser declarado o vencedor e os outros dois anúncios podem ser descartados.
Depois de encontrar o vencedor, você cria outras duas variações novamente, desta vez, alternando outro aspecto do anúncio que você não alterou antes.
Crédito de imagem: otimizado
Alguns elementos comuns que você pode alterar em seus anúncios são:
- O título: como o título é a parte mais vista do anúncio, fazer alterações nele pode levar a melhorias na taxa de conversão.
- A cópia: ao fazer alterações nos benefícios e USPs escritos na descrição do anúncio, você pode criar anúncios mais atraentes, o que pode melhorar o engajamento do seu anúncio.
- Imagens de produtos: os anúncios de produtos no Google agora podem ter imagens. Ao adicionar uma imagem mais atraente e clara, você pode melhorar sua taxa de cliques para esse anúncio.
- A oferta: uma oferta dentro de um anúncio de pesquisa paga é basicamente o CTA (call to action). E quanto mais atraente for o CTA, maiores serão as chances de você melhorar a taxa de conversão do seu anúncio. Portanto, brinque com o desconto, o preço e os termos de sua oferta para encontrar aquela que obtém mais cliques.
- Cópia da página de destino: se uma pessoa clica em seu anúncio, vai para sua página de destino, mas sai quase imediatamente, isso significa que ela não encontrou o que queria em sua página de destino. Se isso acontecer, trabalhe na cópia da sua página de destino, para que os visitantes não saltem.
Esses cinco são os principais elementos nos quais você deve se concentrar ao criar diferentes variações para testar A / B seus anúncios.
Outro componente importante do seu anúncio, que você pode testar A / B, são as palavras-chave. O que você pode fazer é otimizar seus anúncios para diferentes palavras-chave relacionadas aos produtos e serviços que você está anunciando. Isso também o ajudará a aumentar sua taxa de conversão e / ou melhorar seu CTR.
Lembre-se: este não é um processo único.
Na maioria das vezes, o teste A / B é enfadonho ... e não produz resultados imediatos. Mas, com paciência e determinação suficientes, você definitivamente encontrará uma variação em seu anúncio que lhe trará as melhores taxas de conversão.
Reserve um tempo para fazer as otimizações necessárias
Então, você pesquisou suas palavras-chave, escreveu o texto do anúncio e iniciou o teste A / B de seus anúncios.
O que agora?
Agora é a hora de fazer as otimizações necessárias que levarão todos os seus anúncios de pesquisa paga para o próximo nível. Essas otimizações incluem fazer ajustes nas palavras-chave, filtrar palavras-chave negativas e fazer alterações em seus lances por dispositivo.
Escolhendo a categoria de palavra-chave certa
Depois de escolher as palavras-chave exatas e adicioná-las à sua campanha, você terá três opções para escolher como deseja que o Google exiba seus anúncios para esse conjunto específico de palavras-chave. Essas três opções são:
- Amplo: significa que seus anúncios serão exibidos para as palavras-chave que você mencionou e também para qualquer outro termo de pesquisa que o Google considere relevante para essa palavra-chave. Nesse caso, seu anúncio será mostrado a um grupo maior de pessoas, mas isso também significa que elas podem não estar em seu público-alvo.
- Frase: Esta é uma correspondência um pouco mais rígida. Nesse caso, seu anúncio será mostrado quando alguém inserir as palavras-chave desejadas e também quando alguém inserir uma frase que contém parte de suas palavras-chave. Isso significa que seus anúncios serão exibidos para um público-alvo muito mais relevante e, ao mesmo tempo, filtrar pesquisas irrelevantes.
- Exata: a correspondência exata é ... bem ... exata. Nesse caso, o seu anúncio será mostrado nos resultados da pesquisa apenas quando as pessoas pesquisarem usando as palavras-chave que você mencionou especificamente.
Recomendamos que você remova a correspondência padrão - ampla e, em vez disso, comece selecionando a correspondência de 'frase'. Esta é a opção mais segura se você estiver criando sua primeira campanha publicitária. Você sempre pode testar diferentes variantes do mesmo acréscimo, duplicando-o e escolhendo uma correspondência diferente.
Filtrar palavras-chave negativas
As palavras-chave que você definiu para seus anúncios podem significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Se você vende equipamentos de futebol e criou um anúncio para promover sua loja com uma correspondência de palavra-chave definida como 'ampla', convém filtrar palavras-chave específicas que não correspondem à 'intenção' do usuário com o que você está tentando vender.
Isso significa que, embora alguém procurando por "chuteiras" deva ver seu anúncio, uma pessoa que pesquisa "jogadores de futebol" ou "partida de futebol" não deve.
Se o seu anúncio está sendo mostrado para palavras-chave irrelevantes, você pode filtrá-los. Tudo o que você precisa fazer é inserir as palavras-chave para as quais não deseja que seus anúncios sejam exibidos na guia 'palavras-chave negativas' e deixar que o AdWords faça o resto.
Faça alterações no lance do dispositivo
Muitas vezes, você está vendendo um produto ou serviço que é melhor visualizado em um dispositivo específico.
Por exemplo, se você está vendendo um produto que é um item do dia a dia, não custa muito e tem um alto giro, você deseja que ele seja mostrado em dispositivos móveis, além de computadores e laptops tradicionais.
Em outro caso, você pode não ter um website otimizado para celular e, por isso, não deseja exibir seus anúncios em aparelhos celulares.
Essa é uma configuração que você pode alterar no Google AdWords e escolher exatamente em quais dispositivos deseja que seus anúncios de pesquisa paga sejam exibidos.
Por último, certifique-se de que o seu tipo de campanha de publicidade esteja selecionado para 'rede de pesquisa apenas' e não 'rede de display'. Isso porque os anúncios da Rede de Display são completamente diferentes.
Como criar um orçamento para sua primeira campanha publicitária
Freqüentemente, quando as pessoas criam um orçamento para uma campanha de anúncios de pesquisa paga, elas o abordam com a mentalidade errada. Principalmente, eles criam um orçamento estimando o custo de acordo com sua "intuição".
Essa é a estratégia errada.
Embora essa seja uma maneira razoável de começar, não deveria ser como você regularmente reserva um orçamento para suas campanhas de publicidade. Há coisas que você deve levar em consideração, como taxa de conversão, CPC e as margens de lucro de seus produtos.
Digamos que você venda malas online. Cada mala custa $ 200 e você obtém $ 50 de lucro para cada uma que vende.
Você cria um anúncio de pesquisa paga anunciando suas malas. Em mil pessoas, cinquenta clicam no seu anúncio, o que resulta em uma taxa de conversão de 5%. E vamos supor que seu CPC para este anúncio seja de $ 2. Isso significa que sua campanha custou US $ 100 dólares.
Dessas 50 pessoas que clicam em seu anúncio, digamos que 10 acabem comprando sua mala, gerando US $ 2.000 em receita de vendas. E como cada mala dá um lucro de $ 50, seu lucro total é igual a $ 500 dólares. Menos os $ 100 do seu CPC, seu lucro total se torna $ 400 dólares.
Ou o CPC do seu anúncio é $ 5 e as mesmas 50 pessoas clicam no seu anúncio. Nesse caso, você vende, mas não obtém lucro. Se o seu CPC exceder o preço de $ 5 e sua taxa de conversão permanecer a mesma, você perderá dinheiro na sua campanha.
O exemplo acima ilustra perfeitamente como você deve fazer o orçamento para qualquer campanha de pesquisa paga. Observe o seu CPC e a sua taxa de conversão. Usando isso, você poderá descobrir rapidamente quanto gastar em uma campanha publicitária em publicidade de pesquisa paga.
Por que usar publicidade de pesquisa paga
Se você não tem muito tempo para gastar construindo um público, recebendo tráfego ou aumentando o conhecimento de sua marca, a publicidade de pesquisa paga é a maneira mais rápida de impulsionar as vendas e gerar leads para sua empresa.
Além disso, embora as atualizações de algoritmos possam fazer com que você perca sua posição orgânica nos resultados de pesquisa do Google, suas campanhas de pesquisa paga não serão afetadas de forma alguma.
E a melhor parte?
Uma grande porcentagem de pessoas não sabe a diferença entre pesquisas pagas e pesquisas orgânicas. Os bloqueadores de anúncios não bloqueiam anúncios do Google por padrão. Esses dois fatos combinados significam que seus anúncios de pesquisa paga têm uma chance muito maior de serem exibidos para um público mais amplo do que outras formas de publicidade.
Com o número de bloqueadores de anúncios aumentando em todo o mundo , é seguro dizer que a publicidade paga foi, é e permanecerá no futuro próximo, um dos canais de marketing mais eficazes da Internet.
Você está usando anúncios de pesquisa paga? Você experimentou alguma técnica especial? Gostaríamos muito de ouvir sobre sua experiência nos comentários.
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