Não há nada tão benéfico quanto a mídia social para pequenas empresas. Cada pequeno empresário está procurando novas maneiras de fazer co...
As pequenas empresas têm uma vantagem enorme sobre as grandes organizações ao usar a mídia social porque a eficácia da mídia social é determinada pelo engajamento. Se uma empresa não se envolver com seus clientes existentes, provavelmente não terá sucesso como um comerciante de mídia social.
Mídia social e pequenas empresas
Uma das estratégias de marketing mais críticas para pequenas empresas é a interação com o consumidor. O uso da mídia social permite que você aumente sua base de clientes, crie consciência de marca e conecte-se com os clientes existentes.
Um estudo revelou que mais de 80% dos profissionais de marketing consideram a mídia social uma parte essencial de seus negócios . 82% dos participantes do estudo dirigem empresas com menos de cem funcionários.
É fácil para os proprietários de pequenas empresas comercializarem suas empresas nas redes sociais se postarem em suas páginas regularmente. Algumas plataformas populares de mídia social incluem Twitter, LinkedIn, Facebook , Pinterest e Instagram. Para usar a mídia social de forma eficaz, você precisa definir uma programação e criar o hábito de se envolver com seus seguidores.
Vantagens de usar plataformas de mídia social
O sucesso das pequenas empresas nas redes sociais não depende do número de seguidores que uma empresa tem, mas sim do envolvimento do cliente. Aqui estão algumas vantagens que as pequenas empresas terão ao usar as plataformas de mídia social.
1. Pequenos negócios focam em indivíduos e comunidades
Existem algumas diferenças importantes entre pequenas e grandes empresas, incluindo o número de funcionários, estrutura jurídica e receita. No entanto, esses aspectos não são as únicas diferenças entre pequenas e grandes empresas.
As pequenas empresas geralmente se concentram em indivíduos e comunidades. Muitas pequenas organizações optam por se envolver em suas comunidades, criando uma conexão e vínculo com os clientes. Eles também podem fazer parceria com outras empresas locais em campanhas de marketing.
As pequenas empresas têm uma chance maior de responder aos seus clientes existentes e potenciais do que as grandes empresas por meio de plataformas de mídia social e responder aos comentários dos clientes em tempo hábil.
As plataformas de pequenas empresas de mídia social permitem que as pessoas falem sobre os vários produtos e serviços da empresa. Os empreendedores podem aumentar o engajamento pedindo aos clientes que postem vídeos e fotos nas mídias sociais com os produtos da organização.
Proprietários de pequenas empresas podem facilmente promover conexões com indivíduos em plataformas de mídia social. Os clientes existentes e potenciais apreciam e respeitam os proprietários de negócios que respondem na hora certa.
2. Uma maneira barata de anunciar
Embora você possa pagar por recursos de publicidade em uma plataforma como o Facebook, na maioria das vezes a mídia social é gratuita. Você pode direcionar anúncios que atingirão seu mercado-alvo em uma localização geográfica específica. Isso significa que você não precisará pagar por publicidade que não atinja seu mercado-alvo.
Você precisa definir um orçamento e conhecer seu público antes de anunciar nas redes sociais. Em vez de gastar milhares de dólares em marketing para atingir todo o país, as pequenas empresas só precisam se concentrar em sua área local.
Você pode usar a mídia social para atualizar seus clientes sobre vendas, promoções, produtos ou qualquer informação relacionada ao seu setor. Postar fotos ajudará os clientes a entender o que você oferece.
Com plataformas de mídia social, você pode anunciar facilmente para seus clientes existentes e divulgar sua marca. Seus clientes também podem atuar como embaixadores de sua marca. Como muitos proprietários de pequenas empresas conhecem seus clientes atuais pessoalmente, eles podem solicitar que os clientes compartilhem suas experiências em suas páginas. Isso ajudará a atrair novos clientes.
3. Colaborar com outras pequenas empresas
As pequenas empresas podem trabalhar juntas nas redes sociais para comercializar os produtos ou serviços umas das outras e obter mais clientes. Por exemplo, você pode postar em sua página do Facebook que os clientes podem obter um cupom de 20% para outra empresa se comprarem de você, ou vice-versa.
Você também pode pensar em se associar a uma organização vizinha para um concurso de mídia social. Os vencedores podem receber produtos de ambas as empresas. Ao se associar a outras pequenas empresas, você desenvolverá o conhecimento da marca, incentivará as pessoas a comprar de ambas as empresas e obterá clientes em potencial.
4. Atenção Personalizada
Quando se trata de pequenas empresas, a personalização é fundamental. Muitos clientes procuram uma boa experiência de compra quando entram em uma pequena empresa. Um estudo descobriu que 53% dos consumidores gostam de fazer compras em pequenas empresas porque amam o atendimento personalizado.
Quando os clientes entrarem em sua empresa, reserve um tempo para se conectar com eles. Você pode dizer a eles de onde vêm seus produtos, há quanto tempo sua empresa está em operação e o que o inspirou a iniciar a empresa.
A atenção personalizada não se aplica apenas aos clientes que entram em sua empresa, mas também nas redes sociais . Os proprietários de pequenas empresas podem fazer muito mais nas redes sociais do que dar respostas com scripts aos seus clientes.
Grandes organizações que vendem seus produtos ou serviços em todo o país ou no mundo não têm tempo para personalizar as respostas dos clientes. Por outro lado, o proprietário de uma pequena empresa pode responder diretamente a cada cliente dentro do prazo. A conexão direta entre clientes e proprietários de pequenas empresas oferece uma vantagem considerável.
Dicas de marketing de mídia social para pequenas empresas
Se você tem uma pequena empresa, provavelmente já passou muito tempo procurando as dicas mais recentes sobre marketing de mídia social.
Como vimos anteriormente, a maioria das pessoas são usuários ativos de mídia social e os números estão aumentando a cada dia. Estudos mostram que o usuário médio passa cerca de duas horas por dia em plataformas de mídia social .
Todo esse tempo online dá a você a chance de promover sua marca, desenvolver relacionamentos com clientes e fazer vendas diretas em plataformas de mídia social. Aqui estão algumas dicas de marketing de mídia social para pequenas empresas que você pode usar para comercializar sua empresa em 2021.
1. Sempre comece com um plano
A maioria dos proprietários de empresas começa nas redes sociais sem um plano. Porque? A maioria de nós usa plataformas de mídia social todos os dias e se sente confortável usando essas ferramentas. Além disso, não custa nada postar no Instagram, criar uma página no Facebook ou começar a twittar.
Quando se trata de marketing online, há duas estratégias que você precisa considerar: SEO e SEM . A otimização de mecanismos de pesquisa é uma estratégia essencial para empreendedores que desejam atrair a atenção e expandir seus empreendimentos. O SEO envolve o uso de estratégia orgânica para aparecer nos resultados da pesquisa, enquanto o SEM envolve o pagamento para aparecer nos resultados da pesquisa.
O SEO é ideal para proprietários de empresas que não querem pagar nada e se sentem confortáveis com a visibilidade de suas postagens para todos. Por outro lado, o SEM é ideal para empresários dispostos a pagar e mostrar suas postagens a um público-alvo específico. Se você deseja resultados imediatos, SEM é para você.
Antes de pular, lembre-se de que toda estratégia de negócios atraente começa com um plano. Mesmo que a mídia social seja gratuita, o tempo e o esforço que você gasta aqui são um grande investimento. Sem metas claras, você não saberá o que está tentando alcançar e será um desafio saber se seu investimento está valendo a pena.
Você precisa criar um plano sólido antes de começar a comercializar seus produtos ou serviços nas redes sociais. Isso garante que todos os seus esforços sejam direcionados aos seus objetivos de negócios. Para criar um plano, você precisa começar com:
Definição de metas e objetivos
Você precisa criar metas SMART. Isso significa que todos os seus objetivos devem ser específicos, relevantes, mensuráveis, oportunos e relevantes. Você deve medir seus objetivos com métricas que tenham um impacto real em sua empresa. Por exemplo, você pode ter como objetivo obter mais clientes ou aumentar sua taxa de conversão.
Conhecendo sua competição
Como seus concorrentes usam as mídias sociais? Saber o que sua concorrência está fazendo o ajudará a descobrir o que funciona e evitar a repetição de erros. Uma análise competitiva ajudará você a descobrir o que funciona para empresas como a sua.
Auditoria de mídia social
Se você já usa a mídia social há algum tempo, é hora de revisar seus esforços. Existem muitos modelos de auditoria de mídia social que você pode usar para avaliar seu desempenho e descobrir o que você precisa mudar.
Inspire-se
Agora que você sabe o que seus concorrentes estão fazendo nas redes sociais, precisa se inspirar em outras histórias de sucesso nas redes sociais de pequenas empresas. Encontre histórias de sucesso emocionantes sobre o uso da mídia social, visitando a seção de negócios dos sites de redes sociais. Você também pode pensar nas coisas que suas empresas favoritas estão fazendo para fazer você querer ser seguidor delas ou comprar delas.
2. Crie um calendário de mídia social
Um calendário de mídia social é uma ferramenta eficaz que ajuda você a descobrir o que e quando postar. Você deve se concentrar na regra 80/20 . 80% de seu conteúdo deve ser usado para informar, entreter ou educar seu público, enquanto os outros 20% devem ser usados para vender seus produtos ou divulgar sua marca.
3. Conheça as plataformas certas
Você deve fazer suposições quando se trata de marketing de mídia social. Por exemplo, se o seu mercado-alvo for a Geração Z, considere pular o Facebook e passar um tempo no TikTok ou no Instagram. Você pode pensar que o TikTok não é a plataforma ideal para sua marca. No entanto, cada vez mais marcas bem estabelecidas estão fazendo marketing nesta plataforma.
Se os baby boomers são o seu mercado-alvo, o Pinterest e o Facebook são as plataformas sociais ideais. Adultos com 65 anos ou mais são os segmentos de crescimento mais rápido no Facebook.
Compreender a demografia de cada plataforma de mídia social ajudará você a descobrir onde seu público passa o tempo. Você também precisará conduzir sua pesquisa para usar as plataformas de mídia social de forma eficaz. Você pode usar diferentes canais de mídia social para atender a vários objetivos de negócios ou atingir diferentes públicos.
Como a maioria dos usuários de mídia social tem em média oito contas, você pode usar diferentes plataformas de mídia social para alcançá-los. Por exemplo, você pode usar o Facebook para gerar leads e obter mais clientes e o Twitter para melhorar o atendimento ao cliente.
4. Conheça o seu mercado-alvo
A mídia social é uma das melhores maneiras de divulgar sua marca, pois você pode direcionar seu público-alvo. Para fazer isso de forma eficaz, você precisa saber quem é o seu público. Comece compilando dados sobre seus clientes existentes. Em seguida, use a análise de mídia social para entender com quem você está interagindo online. O uso de análises o ajudará a descobrir detalhes como sites de referência, principais hashtags e autores específicos relevantes para o seu negócio.
Depois de definir seu público, você pode criar buyer personas para ajudá-lo a descobrir as melhores maneiras de se comunicar com seu público.
5. Concentre-se em expandir seu público
Depois de conhecer seu público, você deve voltar ao seu plano de mídia social para encontrar outras maneiras eficazes de alcançar mais pessoas. Ao monitorar e responder a todas as conversas sobre a empresa, você alcançará rapidamente mais clientes em potencial, não apenas em sua área geográfica, mas também em todo o mundo.
6. Construir relacionamentos
Um dos benefícios mais significativos do marketing de mídia social é que ele permite que você se comunique diretamente com seus seguidores e clientes. Em vez de se concentrar em fazer vendas, você pode optar por construir relacionamentos gradualmente.
Lembre-se de que mais de 40% dos usuários da Internet usam plataformas de mídia social para aprender mais sobre as marcas . Esses usuários querem conhecer você e o que você representa. Quando os usuários se envolvem com seus anúncios ou conteúdo orgânico, é sempre uma boa ideia interagir novamente para construir confiança e um número considerável de seguidores.
Quando os fãs compartilham e gostam de seu conteúdo, você aumenta e ganha exposição. Estabelecer relacionamentos com seus seguidores tornará mais fácil para eles verem suas postagens. Cultivar relacionamentos em plataformas de mídia social ajudará a construir uma comunidade que levará a mais vendas. Adquirir clientes é tão bom quanto retê-los. Então, como você constrói relacionamentos e mantém os clientes no longo prazo?
Crie um Grupo no Facebook
Os grupos do Facebook são eficazes na construção de relacionamentos e lealdade à marca. Os grupos do Facebook permitem que você se conecte com seu público, entenda seus problemas e desenvolva soluções práticas.
Conecte-se com influenciadores em seu nicho
Sua empresa não é muito pequena para trabalhar com outros gerentes de negócios e influenciadores. Influenciadores com apenas mil seguidores podem ter um impacto significativo no estabelecimento da confiança da marca. Além disso, geralmente estão dentro da faixa de orçamento de pequenas marcas. Com o tempo, os influenciadores ajudaram muitas empresas a melhorar suas taxas de conversão e atingir seus objetivos.
Mencione seguidores em suas histórias e postagens
Coletar conteúdo de usuários por meio de hashtags e concursos de marca é uma das melhores maneiras de obter materiais de qualidade para seu feed. Compartilhar o conteúdo de seus seguidores nas redes sociais o ajudará a construir relacionamentos e obter mais clientes em potencial.
7. Conheça as tendências da mídia social
Você não precisa mudar com todas as tendências. No entanto, é sempre importante focar nas tendências da mídia social para descobrir o que as pessoas estão procurando quando fazem login em suas contas de mídia social. Estudos de pesquisa mostraram que as pessoas usam as mídias sociais para se manterem atualizadas sobre os eventos atuais, obter conteúdo divertido, preencher seu tempo livre, conectar-se com amigos e compartilhar vídeos ou fotos.
Antes de postar nas redes sociais para pequenas empresas, tenha em mente as necessidades do seu público. O que funcionou alguns anos atrás pode não funcionar hoje. A escuta social o ajudará a reunir informações para entender seus seguidores e obter mais clientes.
8. Foco na qualidade
O número de opções de marketing em plataformas de mídia social para pequenas empresas pode ser esmagador. No entanto, você não precisa usar todos eles. Você precisa criar conteúdo de qualidade em alguns canais importantes. Além disso, certifique-se de que todas as suas postagens oferecem informações valiosas. As pessoas não ficarão motivadas a segui-lo se tudo o que você fizer for lançar e vender. Lembre-se de que a mídia social gira em torno da construção e do cultivo de relacionamentos.
Seja honesto e poste conteúdo valioso. Concentre-se em usar bem uma ou duas plataformas. Ao fazer isso, você rapidamente expandirá seus esforços e alcançará seus objetivos.
9. Acompanhe o seu desempenho
Ao implementar sua estratégia de mídia social, você precisa acompanhar o que está ou não funcionando para refinar seus esforços. O uso de ferramentas de automação e análise o ajudará a obter uma imagem clara de seus esforços e rastrear as métricas mais críticas.
Conclusão
Independentemente do tamanho da sua empresa, as plataformas de mídia social podem ajudá-lo a construir relacionamentos e conectar-se com seu público, ao mesmo tempo que aumenta o conhecimento da marca. Comece pequeno e descubra o que funciona para você.
Nenhum comentário