Você tem um site ou está em processo de criação de um? Nesse caso, você certamente desejará acompanhar o desempenho do seu site e ser capaz...
Você tem um site ou está em processo de criação de um?
Nesse caso, você certamente desejará acompanhar o desempenho do seu site e ser capaz de ajustar o conteúdo e a estrutura para aumentar essas taxas de conversão.
O Google Search Console é uma ferramenta da qual você deve tirar proveito, pois ajuda a rastrear e melhorar o desempenho do seu site na Pesquisa Google.
Ele faz isso fornecendo insights inestimáveis sobre o tipo de conteúdo que você deve criar para chamar a atenção do seu público.
E a melhor parte é que é totalmente gratuito.
Confira nosso guia completo abaixo para usar o Google Search Console e descubra:
- Mais sobre o que é o console de pesquisa do Google.
- Por que você deve usar o console como um comerciante da Internet ou proprietário de um site.
- Exatamente como você deve usar o console para otimizar o desempenho do seu site.
- Quais métricas você deve observar no console.
O que é o Google Search Console?
Resumindo, o Google Search Console é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google que ajuda as pessoas a rastrear informações sobre seus sites, aumentar as classificações de pesquisa, configurar alertas para responder a erros do site, aprender como o Google está rastreando seu site, aprender sobre quais páginas em seus site são indexados e muito mais.
O Google Search Console é uma ótima ferramenta porque dá acesso direto a todas as métricas coletadas pelo Google. E o Google é a “fonte” de todas as informações de que você precisa para tornar o desempenho do seu site excelente, já que a maioria do tráfego do site geralmente vem de ... Você adivinhou: Google. É por isso que você deve acessar a sabedoria da fonte!
Como você pode configurá-lo?
Existem várias maneiras de configurar o Google Search Console. Você pode fazer isso por meio do Google Analytics, simplesmente vinculando o Google Search Console, por meio da ferramenta Google Webmasters ou diretamente visitando o site do Google Search Console .
Para facilitar para você, basta seguir as etapas abaixo:
- Visite o site do Google Search Console.
2. Escolha se deseja monitorar toda a propriedade do domínio, que é uma forma abrangente de monitorar todas as páginas do seu site. Ou se você gostaria de monitorar URLs específicos.
3. Em seguida, você precisa verificar a propriedade do seu domínio. Esta etapa é importante para proteger seu site e garantir que você esteja vinculando o console ao domínio correto.
4. E a última etapa, você precisa adicionar um arquivo TXT aos registros DNS do seu provedor de hospedagem.
Depois que essas etapas forem concluídas, será muito fácil fazer login no Analytics ou diretamente no console de pesquisa para acessar todos os dados do seu site.
Como usar o Google Search Console
Agora que você configurou o console, é hora de começar a usá-lo a seu favor! Existem várias maneiras de fazer isso, e aqui estão alguns dos recursos que você deve pesquisar:
1. O recurso Visão geral
Esse recurso oferece uma visão panorâmica de todas as atividades que estão acontecendo em seu site. É ótimo para verificar diariamente o desempenho do seu site. A melhor parte desse recurso é que ele informa quantos erros seu site contém. Corrigir isso é uma maneira de melhorar o desempenho do seu site.
2. Recurso de desempenho
Este realmente atinge os dados: o número total de cliques, impressões e outras informações de tráfego do site que você certamente achará úteis. Se você ficar mais granular nesta seção, poderá identificar as principais páginas do seu site, bem como verificar de quais países e de quais dispositivos seu tráfego está vindo.
3. O recurso de inspeção de URL
Esse recurso ajuda a verificar o site em busca de erros de indexação ou outros erros de site que precisam ser corrigidos. É ótimo para garantir que todas as novas páginas que você adicionar ao seu site sejam indexadas no Google e que todas as páginas atuais estejam totalmente funcionais. Ele também informa sobre qualquer cobertura ou problemas de usabilidade móvel.
4. Recurso de cobertura
Na ferramenta de inspeção de URL, o recurso Cobertura informa quais páginas foram indexadas e quais são válidas. Você pode corrigir erros por meio deste recurso, para que todas as páginas sejam totalmente validadas.
5. Sitemaps
Sitemaps são ótimas ferramentas para se comunicar com os mecanismos de pesquisa. Eles transmitem a um mecanismo de pesquisa se alguma página nova foi adicionada para que o mecanismo de pesquisa possa indexá-la. O mecanismo de pesquisa responde informando se há algum erro de rastreamento no site.
Você pode usar XML-Sitemaps para criar um mapa do site do seu site e, em seguida, adicioná-lo e enviá-lo por meio do Google Search Console.
6. Velocidade do site
O Google Search Console também é uma ótima ferramenta para medir a velocidade em que seu site está operando. Se for muito lento, isso afetará adversamente as classificações do mecanismo de pesquisa e a taxa de rejeição.
Use o console para observar regularmente a velocidade do seu site, especialmente a velocidade de carregamento para aqueles que o acessam por meio de seus dispositivos móveis. Isso pode lhe dar algumas idéias sobre o que você precisa fazer para aumentar a velocidade do seu site, como talvez otimizar o tamanho das imagens ou enviar seus vídeos para uma plataforma de vídeo externa e apenas incorporá-los depois em seu site.
Muitas coisas contribuem para o aumento da velocidade do site e não é tão simples quanto pode parecer. Então você pode ter que gastar algum tempo nisso, mas vale a pena! Depois de melhorar a velocidade do seu site, você verá uma diferença notável nas classificações do seu site.
7. Verifique a usabilidade em dispositivos móveis
Você pode usar o console de pesquisa para aprender mais sobre a usabilidade móvel. Isso dirá se seu site é responsivo a dispositivos móveis, fácil de carregar em um telefone celular e rápido de rolar. Você também deve revisar seu site no seu dispositivo móvel apenas para verificar novamente.
8. Problemas de segurança
Este recurso do Google Search Console é ótimo para detectar e relatar quaisquer problemas de segurança que possam representar uma ameaça ao seu site. Isso significa que o console verificará se há malware, adware ou outros vírus que podem afetar o seu site.
A melhor coisa sobre esse recurso é que você receberá um e-mail se houver algum problema de segurança em seu site. Depois de receber uma notificação, recomendamos que você analise e corrija o mais rápido possível!
9. Links para SEO
Você pode usar o console de pesquisa para verificar quais sites estão vinculando de volta ao seu site. Esse recurso permite que você verifique os links internos e externos, bem como os principais sites com links. Isso ajudará você a aprender quais tipos de sites são mais adequados para a construção de backlinks, para que você esteja no caminho certo para construir relacionamentos com os proprietários de sites certos.
Escolha as métricas de acordo com as metas de desempenho
Muito claramente, o Google Search Console é uma ótima ferramenta para proprietários de sites e profissionais de marketing na Internet. Nossa sugestão é pensar cuidadosamente sobre quais métricas são as que mais se adequam às metas de desempenho do seu site e monitorá-las de perto.
Certifique-se de usar o Google Search Console regularmente. Reunir os insights necessários para produzir resultados sólidos pode demorar um pouco, mas valerá a pena!
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